VOLTAR

Advogado critica exclusão de índios em debate sobre biodiversidade

Agência Câmara - www2.camara.leg.br/camaranoticias
11 de Nov de 2014

Advogado critica exclusão de índios em debate sobre biodiversidade

O advogado do Instituto Socioambiental (ISA), Mauricio Guetta, destacou há pouco que a discussão do projeto de lei sobre a biodiversidade (PL 7735/14, do Executivo) desconsiderou a participação de povos indígenas e comunidades tradicionais, que também são impactados pelo texto. Ele participa de comissão geral na Câmara dos Deputados acerca da proposta, que pretende simplificar as regras para a pesquisa e a exploração do patrimônio genético de plantas e animais nativos do Brasil.

"Percebemos a total exclusão de povos indígenas, quilombolas e outros povos dos debates que envolveram o projeto", criticou Guetta, lembrando que a ampla discussão em torno da proposta privilegiou a participação do governo e de representantes dos setores farmacêuticos, de cosméticos e de agricultura.

Guetta também criticou pontos do projeto que, segundo ele, limitam a repartição dos benefícios decorrentes da exploração da biodiversidade do País. Ele citou, por exemplo, o dispositivo que define que a repartição de benefícios será operada exclusivamente sobre produtos acabados que tenham como elemento principal de agregação de valor o acesso a conhecimentos tradicionais ou ao patrimônio genético.

"Isso é preocupante porque exclui quase totalmente da repartição de benefícios a exploração econômica desses produtos", disse Guetta, que lamentou ainda a possibilidade de o governo poder criar uma lista de produtos que estariam fora da exigência de repartição de benefícios.

A representante do Núcleo de Educação Científica do Instituto de Biologia, Nurit Rachel Bensusan, acrescentou que o texto prevê ainda que micro e pequenas empresas também não serão obrigadas a repartir benefícios gerados a partir da biodiversidade. "Há avanços por um lado, mas ele [projeto] não protege quem precisa ser protegido. A repartição deveria ser para todos e de uma forma muito mais ampla", destacou ela, que também defendeu a participação direta nos debates de povos indígenas e comunidades tradicionais.

"Por que fazer sem ampla consulta a todos os setores da sociedade? Houve consulta sim, mas não a todos os setores. Por que fazer sem ouvir os povos tradicionais e a agricultura familiar?", questionou.

A comissão geral prossegue no Plenário da Câmara.

Mais informações a seguir.
Tempo real:

16:55 - Incentivo à pesquisa deve ser carro-chefe do País, diz representante do Meio Ambiente
16:48 - Extrativista diz que foi ignorado e pede retirada de pauta do PL da biodiversidade
16:37 - Presidente da SBPC diz que entidade é contra 4 pontos do projeto da biodiversidade
16:27 - Para secretário, proposta sobre biodiversidade beneficiará agricultura
16:15 - Representante do CNPQ diz que mudança na lei sobre biodiversidade é urgente
16:08 - Deputada admite que consenso sobre projeto da biodiversidade será impossível
16:05 - Presidente da Câmara destaca importância de discutir acesso a patrimônio genético

Íntegra da proposta:

PL-7735/2014

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Marcelo Oliveira

Agência Câmara, 11/11/2014

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/477345-ADVOG…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.