VOLTAR

Adilson Alcântara canta "Cocar" no Sons do Pará

G1 - https://redeglobo.globo.com
02 de Mai de 2024

O artista tem como característica sua grande paixão pela música amazônica e também pela cultura popular;

Com 20 anos de carreira, o paraense Adilson Alcântara lança o clipe da música "Cocar" no Sons do Pará. O cantor natural de Vigia de Nazaré, nordeste paraense, falou sobre sua conexão com a natureza e o quanto a música amazônica é importante, principalmente na sua construção como artista do norte do país. Além de cantor, Adilson é músico, compositor, humorista e produtor musical.

Sua inspiração e relação com a cultura paraense o fez um artista da música popular que se orgulha de suas raízes. Adilson ao longo de seu caminho musical firmou parcerias com grandes nomes da música paraense como Nilson Chaves, atualmente o artista se prepara para lançar o álbum que celebra suas duas décadas de carreira e dedicação à música amazônica, com arranjos de Manoel Cordeiro.

A música "Cocar" é composição de Adilson Alcântara e Maria Lídia. Uma parceria artística que existe desde o começo de sua trajetória. Adilson conta que Maria Lídia o acompanha desde o início de sua carreira, que ela foi sua madrinha musical: "Maria quase não compõe com ninguém, e por acaso uma vez eu levei a ideia de 'Cocar' onde Maria desenvolveu com excelência a letra a melodia e a harmonia da música".

"Precisamos compor mais músicas em defesa das nossas florestas dos povos indígenas que são nossas maiores riquezas, não podemos permitir esta invasão, a arte tem voz e é muito forte. Não somente para denunciar, mas também para exaltar", Adilson Alcântara.

Adilson disse que se inspirou na história dos povos indígenas, que não é valorizada e também não é reconhecida. A parceria com Maria Lídia resultou na música "Cocar". A música foi escrita nos anos 2000, porém apenas recentemente a música ganhou um videoclipe. A letra da música se refere ao "Índio", termo considerado pejorativo e preconceituoso atualmente, em 2022 o projeto de lei foi aprovado e o 'dia do índio' passou a ser Dia dos Povos Indígenas, a mudança é necessária para refletir as ideias e lutas das diversas sociedades indígenas.

O termo indígena é uma palavra que significa "natural do lugar em que vive", assim o termo explicita a diversidade cultural e étnica dos povos originários, respeitando a identidade individual de cada povo, referindo-se às etnias pelo nome. "Acreditamos que o clipe poderá contribuir para refletir sobre quem é o verdadeiro soberano da nação brasileira, sem dúvidas, nossos povos indígenas", disse Adilson.

"A população brasileira não tem como conhecer profundamente a população indígena. Nós somos analfabetos no assunto por conta de um processo cultural pela falta de conhecimento que não foi dado através da educação", reflete Adilson Alcântara.

O videoclipe foi gravado na terra natal do cantor, com um cenário em meio às árvores, trazendo a essência da natureza, uma característica forte do artista. "A minha origem vem de Vigia de Nazaré, entre as matas e igarapés, a gravação do clipe tinha que ser nessa região, gravei num sítio na comunidade de Cumaru, estrada do município de Colares", revelou.

Adilson, ao longo de sua trajetória na música tem sido uma voz importante na preservação das tradições e da riqueza cultural paraense. Suas músicas ecoam a sonoridade Amazônica e as histórias do povo paraense. O artista tem como referência grandes nomes da música paraense e destaca Pedrinho Cavalléro, Almino Henrique, Celso Taynara, Waldemar Henrique, Vital Lima, Nilson Chaves e muitos outros como artistas que o inspiram e são referência em sua carreira.

"A música paraense foi a maior inspiradora do meu trabalho antes de me formar como artista compositor eu era fã dos artistas locais. Eu acho a música paraense uma das mais ricas do Brasil", Adilson Alcântara

Adilson reflete sobre a invisibilidade da música amazônica para o restante do país, ressaltando que tanto a pluralidade cultural e criativa dos artistas amazônicos, além do talento, são muitas vezes ignorados. "O Brasil não consegue visualizar a produção cultural no norte do país, tanto prova que no Rock in Rio desse ano terá o 'Dia Brasil', mas sem nenhum artista do norte", disse Adilson. O artista paraense ainda destaca a frase: "O Brasil não conhece o Brasil"

Alcântara está muito feliz com o lançamento de seu trabalho no projeto Sons do Pará e conta que há muito tempo queria fazer parte, ele celebra o fato de ter sua música propagada por todo o estado e espera que todos gostem do clipe: "Eu acho que o projeto Sons do Pará é maravilhoso e muito importante para o reconhecimento dos artistas. A população tem a oportunidade de conhecer nosso trabalho através da emissora".

Assista na íntegra o clipe da música "Cocar" de Adilson Alcântara:

https://redeglobo.globo.com/pa/tvliberal/sons-do-para/noticia/adilson-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.