VOLTAR

Adetuc reúne-se com gestores municipais e lideranças indígenas para tratar sobre etnoturismo

Conexão TO https://conexaoto.com.br/
22 de mar de 2019

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, acompanhado pela equipe técnica do Turismo e Cultura, reúne-se nesta sexta-feira, 22, com gestores municipais de Caseara e São Félix do Araguaia para discutir ações voltadas ao turismo local. A equipe também participará da celebração da Festa do Hetohoky da comunidade indígena Karajá, da Aldeia Fontoura.

Na Ilha do Bananal, cerca 850 km de Palmas, a equipe participa, nesta sexta-feira, 22, dos festejos da cultura do povo Iny, Festa de Hotohky, da Aldeia Fontoura, do Parque Indígena do Araguaia, onde são realizados os rituais da passagem do jovem indígena adolescente para a fase adulta, sendo a celebração o maior destaque da cultura karajá, que é um atrativo turístico do etnoturismo. Nesse período de celebração acontecem também, jogos, danças, lutas, dentre outros.

"A participação na celebração do povo karajá permitirá fazer uma avaliação do potencial dessa cultura para atratividade de turistas e de como poderemos organizar a roteirização a partir de projetos específicos para cada aldeia, visando fomentar o etnoturismo e a geração de renda para os povos indígenas", avaliou Tom Lyra.

Durante o encontro com lideranças das aldeias indígenas da Ilha do Bananal, o presidente da Adetuc irá tratar sobre o etnoturismo. Na pauta, será abordada a elaboração de um projeto que envolve a pesca esportiva, turismo de observação de aves, artesanato, gastronomia, preparação de condutores e hospedagem alternativa. Na ocasião, também será discutido o apoio da Adetuc para elaboração do projeto Aldeia Global, que consiste em um modelo de recepção dos turistas com toda estrutura que acontece dentro da cultura karajá.

Participam desse encontro com a Adetuc lideranças indígenas de várias aldeias da Ilha do Bananal. O projeto Aldeia Global está sendo construído pela Adetuc em conjunto com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

https://conexaoto.com.br/2019/03/22/adetuc-reune-se-com-gestores-munici…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.