VOLTAR

Acusados de matar líder indígena em 2003 serão julgados em São Paulo na próxima segunda

R7 - http://noticias.r7.com/
05 de Abr de 2010

Procuradoria pediu transferência de julgamento para garantir "imparcialidade"

Os acusados de matar o líder indígena Marcos Veron, em 2003, vão a júri popular na próxima segunda-feira (12) em São Paulo. O assassinato ocorreu em Juti, em Mato Grosso do Sul, mas o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) decidiu transferir o julgamento para garantir a imparcialidade dos jurados, segundo informações do Ministério Público Federal, que solicitou a mudança.

Veron foi morto em janeiro de 2003 durante um ataque a um acampamento indígena na fazenda Brasília do Sul. De acordo com a acusação, quatro homens armados foram contratados para agredir e expulsar os índios. O cacique, à época com 72 anos, morreu após ser espancado.

No ano passado, o Ministério Público Federal pediu a transferência do julgamento para São Paulo após denúncia de que um fazendeiro acusado de envolvimento no crime teria negociado com duas testemunhas que mudassem seus depoimentos.

Quatro homens foram denunciados pelo crime, porém, em 2008 a Promotoria ofereceu denúncia contra outros 24 envolvidos no ataque. Os acusados negam a autoria do assassinato e já tentaram, sem sucesso, reverter a transferência do júri no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/acusados-de-matar-lider-indigena…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.