VOLTAR

Acre sedia 5ª Reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista

Agência de Notícias do Acre - http://migre.me/87ot
Autor: Moisés Lima
29 de Set de 2009

Estado é escolhido por ser considerado referência para o movimento indígena nacional

O Acre sedia entre os dias 29 deste mês e 2 de outubro a 5ª Reunião Extraordinária da Comissão Nacional de Política Indigenista, no auditório do Pinheiro Palace Hotel. É a segunda vez que o encontro é realizado fora de Brasília e tem a função de abrir discussão sobre as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal e pelos governos estaduais para a população indígena.

Os membros - 12 indígenas e 14 representantes do Governo Federal - vão debater ainda os critérios de elaboração de um novo Estatuto Indígena. O atual documento é de 1973. O representante da etnia Apoinme, do Espírito Santo, Sandro Rauatuxá, diz que essa é uma experiência nova e o momento oportuno para dar ênfase à tramitação do estatuto. Para ele, a realização do encontro no Estado tem um grande valor simbólico. "O Acre é estratégico porque alavancou o movimento indígena nacional", afirma.

Toya Manchineri, representante do Acre, diz que essa é uma oportunidade de o Estado demonstrar para outras regiões que promove o desenvolvimento utilizando recursos naturais, sem desrespeitar os direitos dos povos indígenas. "Queremos mostrar que é possível trabalhar essa parceria com os governos."

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.