VOLTAR

Acordo na saúde põe fim a impasse sobre Sesai

O Progresso- http://www.progresso.com.br
Autor: Flávio Verão
11 de Nov de 2016

Acordo no início da noite de anteontem pôs fim ao impasse que decretava até o mês que vem a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O ministro da Saúde, Ricardo Barros, acatou sugestão de prorrogar até dezembro de 2017 o atual convênio de saúde indígena, após série de manifestos em todo o país.

Isso fez com que indígenas abortassem o bloqueio de rodovias. Anteontem, indígenas da Reserva de Dourados fecharam parcialmente, pela manhã, e 100%, no período da tarde, a MS-156. "Nossa mobilização fez com que o ministro voltasse atrás e não haverá fechamento de rodovia", comemorou o presidente do conselho local de saúde indígena, Leoson Mariano.

No acordo assinado pelo ministro ficou definido que, até o final do ano que vem, o governo terá que fortalecer a Sesai, órgão vinculado ao ministério e responsável pelo saúde indígena, e rever qualquer ato administrativo que afete a autonomia dos Distritos Sanitários Especiais indígenas (DSEIs), que são 34 em todo o país, sendo um em Mato Grosso do Sul. Também foi decidido sobre a criação de um grupo de trabalho junto ao Ministério da Saúde com o objetivo de apresentar um modelo de contratação de mão de obra e melhoria de atenção à saúde indígena. Atualmente a Sesai terceiriza a contratação de funcionários da saúde que é feito por três ONGs - Missão Evangélica Caiuá; Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (Imip); e Sociedade Paulista de Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Também ficou acertada a realização de cinco seminários regionalizados, sendo um em cada região do país. No Centro-Oeste está marcado para 13 e 14 de junho de 2017. Nesses encontros serão debatidos as especificidades de cada reserva indígena, de forma que o governo crie propostas de acordo com as necessidades e realidade de cada comunidade.

http://www.progresso.com.br/dia-a-dia/acordo-na-saude-poe-fim-a-impasse…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.