VOLTAR

Acordo contra efeito estufa não sai neste ano, diz UE

FSP, Ciência, p. A16
09 de Mar de 2010

Acordo contra efeito estufa não sai neste ano, diz UE
Comissária vê China e Índia como "problema estrutural"

A comissária do Ambiente da UE (União Europeia), Connie Hedegaard, disse ontem que o mundo quase certamente falhará em fechar um acordo contra o aquecimento global neste ano. A declaração foi dada ao jornal "Financial Times".
No mesmo dia a chanceler alemã, Angela Merkel, também levantou dúvidas sobre a perspectiva de assinatura do tratado do clima. A resistência da China e da Índia a adotarem metas de cortes na emissão de gases do efeito estufa é um "problema estrutural" da negociação entre os países, afirmou.
Hedegaard foi a anfitriã da fracassada cúpula do clima de Copenhague, que em vez de um acordo legalmente vinculante produziu uma declaração política frouxa, sem instrumentos para cobrar promessas feitas pelos países signatários.
Em entrevista à Folha no mês passado, o chefe da Convenção do Clima das Nações Unidas, Yvo de Boer, chamou Copenhague de "retrocesso" e disse que a conferência do clima deste ano, no México, precisaria fazer o que o encontro da Dinamarca não fez. De Boer também disse não acreditar na possibilidade de que um acordo do clima com força de lei saia ainda neste ano.
Hedegaard afirma que as negociações não estão avançando com a velocidade necessária. No entanto, argumenta, forçar os países a assinarem um acordo agora pode não ser uma coisa boa. "As pessoas diriam: "Vamos pular essa coisa da ONU'", afirmou, em referência ao processo de negociação dentro da Convenção do Clima, que reúne 194 governos.

FSP, 09/03/2010, Ciência, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.