O Globo, O País, p. 12
08 de Out de 2005
Ações questionam na Justiça provas do Ibama
Candidatos reprovados denunciam irregularidades no teste de redação do concurso feito em julho
Candidatos reprovados no último concurso para analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) questionam a lisura da prova de redação e entraram com ações na Justiça para tentar anular o exame. Eles denunciam que a folha destinada à redação continha o nome dos concorrentes, permitindo que a banca examinadora identificasse o autor de cada texto, o que é proibido.
O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade Brasília nega a irregularidade e informa que foram seguidos os procedimentos para manter em sigilo a identidade dos candidatos. Realizado em 3 de julho, o concurso teve 57 mil inscritos para 610 vagas, em seis carreiras.
Uma das ações foi ajuizada na 15ª Vara da Justiça Federal em Brasília por duas candidatas reprovadas. Uma delas é a bióloga Natália Paz. No teste objetivo, ela ficou em 16o lugar no Estado do Rio, mas foi eliminada por tirar nota inferior a 5 (4,25) na redação. Com isso, perdeu a vaga para concorrentes que tiveram pior desempenho na parte objetiva.
- Na folha da redação, havia espaço de um lado para o texto. No verso, devia-se escrever o nome em letra de forma e assinar. Acho estranho que a prova discursiva tenha identificação do candidato, uma vez que há critérios subjetivos de avaliação - disse Natália.
O Cespe informou que a banca examinadora avaliou as redações sem saber quem eram os autores dos textos. De acordo com o órgão, os textos escritos a mão são digitalizados antes de serem submetidos a correção.
O Cespe foi investigado em maio, quando a polícia desbaratou uma quadrilha que fraudava concursos públicos no país. Um ex-funcionário e um diretor do órgão foram detidos.
O Globo, 08/10/2005, O País, p. 12
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.