VOLTAR

Acidente mata seis índios na MT-110

Diário de Cuiabá - www.diariodecuiaba.com.br
Autor: FRANCIS AMORIM
16 de Jun de 2009

A caminho da cidade de Novo São Joaquim, veículo com 51 indígenas na carroceria tombou deixando, além das vítimas fatais, ainda 36 feridos

Seis índios da etnia bororo morreram vítimas do capotamento de um caminhão Mercedes Benz, que fazia o transporte de indígenas com destino ao município de Novo São Joaquim (493 quilômetros a leste de Cuiabá). O acidente aconteceu por volta das 14 horas de domingo, na altura do Km 16 da rodovia estadual MT-110. Policiais militares e civis prestaram os primeiros socorros às vítimas. Entre os mortos estão quatro mulheres, um homem e uma criança.

Segundo a Polícia Militar, os indígenas se deslocavam da aldeia Meruri, no município de General Carneiro, à cidade de Novo São Joaquim para um jogo de futebol quando o caminhão apresentou uma falha no sistema de freio, vindo a se descontrolar e capotar no meio da rodovia. Cinquenta e um indígenas estavam sendo transportados na carroceria. A maioria foi arremessada para fora e as vítimas fatais morreram prensadas nas ferragens. Ao todo 36 ficaram feridos, dois em estado grave.

Morreram no local do acidente Raiane Bororo, Maria Goreth Bororo, Laura Bororo, Inácia Bororo, Rafael Bororo. Até o final da tarde de ontem o Instituto Médico Legal (IML) em Barra do Garças, para onde os mortos foram levados, ainda não tinha os nomes completos das vítimas, entre elas, a criança do sexo feminino, que também morreu no acidente.

Ainda de acordo com a PM, os sobreviventes receberam os primeiros socorros no local e, posteriormente, tiveram que ser encaminhadas para o pronto-atendimento em Novo São Joaquim, Campinápolis e Nova Xavantina e, depois, para as cidades e Barra do Garças e Aragarças (GO). Em Barra, sete índios estão internados no Pronto-Socorro Municipal e 18, em observação, na Casa de Apoio de Saúde ao Índio. Outras cinco indígenas estão internadas no Hospital Getúlio Vargas, em Aragarças (GO) e dois foram transferidos em estado grave para Cuiabá e Goiânia (GO). Seis vítimas já foram liberadas pelos médicos.

Os indígenas feridos estão recebendo assistência do Distrito Sanitário da Funasa e da Funai em Barra do Garças.

De acordo com o coronel Valdemir Barbosa, comandante regional da PM, o transporte de passageiros indígenas em carrocerias de caminhões e utilitários de pequeno porte é algo comum na região do Vale do Araguaia, que leva a esse tipo de acidente trágico. "Infelizmente, a Funai não disponibiliza ônibus, microônibus ou outro tipo de veículo para o deslocamento das aldeias à cidade e acaba resultando em acidentes como esse", disse.

Ele destacou que o caminhão que vitimou os índios com a inscrição Funai nas portas apresentava sinais de deterioração e não oferecia o mínimo de segurança para que pudesse ser útil como meio de transporte. "É uma prática que sequer chega ao utilizado na região Nordeste do país, onde os utilitários são adaptados com bancos e cobertura para os passageiros", alerta o coronel Barbosa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.