VOLTAR

Acidente em central nuclear deixa um morto na França

FSP, Mundo, p. A13
13 de Set de 2011

Acidente em central nuclear deixa um morto na França
Autoridades locais dizem que não houve vazamento de material radioativo; ministra da ecologia quer avaliação
Incidente ocorreu em forno industrial de um complexo de tratamento de resíduos de usinas nucleares

ANA CAROLINA DANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PARIS

Uma explosão ocorrida em uma central de tratamento de resíduos nucleares na França deixou uma pessoa morta e outras quatro feridas na manhã de ontem.
Autoridades francesas descartaram a hipótese de vazamento radioativo, mas o acidente renovou a polêmica sobre a segurança nuclear no país -onde 75% da energia elétrica é gerada hoje em usinas nucleares.
O acidente foi na vila de Cordolet, sul da França, em uma usina da Centraco -filial da companhia elétrica francesa EDF, especializada em descontaminação de usinas nucleares desativadas.
A explosão ocorreu em um forno industrial usado no tratamento de resíduos nucleares de baixa radioatividade. Bombeiros controlaram o fogo e empregados da usina não chegaram a ser retirados do local.
A EDF disse ter iniciado uma investigação e a Comissão de Energia Atômica da França afirmou que não foi detectada "fuga radioativa".
A ministra da Ecologia, Nathalie Kosciuscko-Morizet, prometeu uma "avaliação precisa dos impactos radioativos do acidente".
A França é o maior produtor e consumidor de energia nuclear na Europa, com 58 reatores em atividade, mas a segurança das usinas é sempre alvo de polêmica no país.
Segundo o presidente do Observatório Nuclear, Stéphane Lhomme , a explosão em Centraco mostra que as usinas nucleares francesas não são seguras. "As instalações do país, que datam dos anos 1970 e 1980, estão cada vez mais velhas e não podemos descartar, cedo ou tarde, um acidente como o de Fukushima, no Japão", disse.
Segundo relatório da Agência de Segurança Nuclear, cerca de mil incidentes de pequena importância -classificados como nível um em uma escala que vai até sete- foram registrados na França no ano passado. O acidente de ontem foi de nível um.

FSP, 13/09/2011, Mundo, p. A13

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1309201107.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.