VOLTAR

Acidente ecológico será apurado por força-tarefa

O Globo, Rio, p. 27
05 de Mai de 2005

Acidente ecológico será apurado por força-tarefa

Uma força-tarefa formada por representantes do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal, com apoio do Ibama e da Feema, vai investigar as causas do descarrilamento do trem que despejou cerca de cem mil litros de óleo diesel no Rio Caceribu, em Itaboraí, causando danos à APA de Guapimirim. Os promotores Luciano Mattos, Daniel Lima Ribeiro e o procurador federal Wanderlei Dantas vão fazer uma vistoria no local do acidente, acompanhados de um perito, na sexta-feira.
Coordenador de Meio Ambiente e Patrimônio Público do MP estadual, Luciano Mattos já sobrevoou e fotografou o local com o gerente-executivo do Ibama no Rio, Édson Bedin. A avaliação inicial e as fotografias foram entregues ao promotor Daniel Ribeiro, da Promotoria de Direitos Difusos de São Gonçalo, responsável pelo inquérito no âmbito estadual.
Os promotores vão aguardar o resultado da perícia que será feita na sexta-feira e os laudos da Feema e do Ibama para avaliar os danos causados pelo acidente. O mais provável é que seja proposto um termo de ajustamento de conduta para que a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) recupere a área degradada. Os promotores informaram que até agora a FCA vem cumprindo todas as exigências dos órgãos ambientais para amenizar o impacto causado pelo acidente na APA de Guapimirim.
Paulo Dames, prefeito de Casimiro de Abreu, pedirá ao MP que estenda a fiscalização até o município e cidades vizinhas porque a via férrea também corta áreas urbanas, agrícolas e de preservação ambiental, como as reservas biológicas de Poço das Antas e da União.

O Globo, 05/05/2005, Rio, p. 27

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.