VOLTAR

Achados na Amazônia fósseis de dinossauro

OESP, Geral, p. A16
15 de Jan de 2004

Achados na Amazônia fósseis de dinossauro
Restos de 110 milhões de anos são os mais antigos já localizados no Brasil

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciaram ontem que encontraram fósseis de dinossauro na Amazônia. Eles afirmaram que a descoberta é a "primeira prova" de que essas criaturas já habitaram a região. O fóssil é também o mais antigo encontrado até hoje no Brasil.
A UFRJ informou, em nota, que seus pesquisadores localizaram restos de 110 milhões de anos de um novo gênero e espécie de dinossauro. Ele foi batizado de Amazonsaurus maranhensis, pelo fato de ter sido localizado no Estado do Maranhão.
A descoberta põe por terra teses de muitos cientistas de que a pesquisa paleontológica na área da floresta amazônica é inútil. Esses pesquisadores alegavam que a alta umidade impediria a preservação dos fósseis. Um dente de dinossauro já havia sido encontrado na região, mas isso não era considerado evidência concreta de que tais animais viveram no local.
O Amazonsaurus, descoberto pelos cientistas brasileiros Ismar de Souza Carvalho e Leonardo dos Santos Avilla, da UFRJ, e pelo argentino Leonardo Salgado, da Universidade Nacional de Comahue, pertence à família do saurópode (animais herbívoros de grande porte, de pescoço e cauda longos) diplódoco. Os Amazonsaurus tinham cerca de 10 metros de comprimento e pesavam cerca de 10 toneladas, o que os torna um dos menores saurópodes já localizados. Os únicos fósseis de saurópodes localizados anteriormente no País pertenciam a titanossauros.
A universidade informou que os fósseis estavam na "floresta de transição pré-amazônica" perto do Rio Itapicuru, com restos de outros répteis, de moluscos e peixes. Isso permitiu aos cientistas reconstituir parcialmente o ambiente no qual o Amazonsaurus vivia. A equipe da UFRJ também encontrou similaridades entre a "fauna fóssil" achada no Maranhão e a do nordeste da África, mais uma evidência de que a América do Sul e a África pertenceram ao mesmo continente no passado. (Reuters)

OESP, 15/01/2004, Geral, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.