VOLTAR

Acesso a água e esgoto terá o apoio da Opas

GM, Energia e Saneamento, p. C4
04 de Jul de 2005

Acesso a água e esgoto terá o apoio da Opas

As ações para garantir o acesso à água e ao esgoto em todos os domicílios brasileiros ganharam um reforço internacional com a assinatura pelo ministro Olívio Dutra, das Cidades, de um protocolo de cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O acordo prevê realização conjunta de pesquisas e estudos para mapear o problema do saneamento ambiental e de moradia em todo o país. A partir desse levantamento, serão definidas ações a serem implementadas pelo ministério com apoio da Opas.
Olívio Dutra explicou que, com a parceria, o objetivo é dar condições para que o Brasil atinja as Metas do Milênio referentes à habitação e ao saneamento estabelecidas pelos países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos compromissos é reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável à água potável. Outro ponto trata da melhoria das condições de vida dos moradores de áreas degradadas, com avanços nos serviços de saneamento básico e de regularização da propriedade das moradias.
Para o representante da Opas no Brasil, Horácio Toro, a cooperação com o Ministério das Cidades permitirá ampliar o trabalho da organização. "Uma das estratégias é que a Opas deixe de trabalhar apenas com pequenos municípios ou com populações locais", explicou.
A intenção, segundo o representante da Opas, é que essa experiência em grandes cidades e, principalmente, nas periferias sirva de modelo para outros países.

GM, 04/07/2005, Energia e Saneamento, p. C4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.