VOLTAR

Ação educativa é realizada na Aldeia Jaraguá (SP)

Funasa - http://www.funasa.gov.br
10 de Set de 2010

A Coordenação Regional de São Paulo (Core/SP), por meio do Serviço de Engenharia de Saúde Pública (Sensp), realizou na semana passada uma reunião na aldeia Jaraguá para conscientizar as famílias indígenas quanto à utilização e conservação de 23 novos módulos sanitários com chuveiro elétrico ligados à rede de esgoto.

Durante o encontro, os técnicos Renato de Jesus Silva e Francisco Mazza Filho orientaram a comunidade sobre o uso adequado dos banheiros e os cuidados de limpeza necessários para a sua conservação.

Segundo o agente de saúde pública, Renato de Jesus, essa ação educativa na aldeia é importante para que os indígenas utilizem adequadamente o módulo sanitário. "É a forma de o indígena saber, aprender como usar os módulos, mantendo os hábitos de higiene, mantendo o cuidado de zelar o banheiro para evitar a contaminação por algum tipo de bactéria", informou ele.

Foram explicadas as causas de entupimentos, como os restos de alimento deixados dentro das pias, além de questões de higienização e manutenção dos módulos. Na oportunidade, pediram comprometimento de todos em não queimar lixo doméstico dentro da aldeia.

Para o engenheiro, Francisco Mazza, o impacto dessa obra na aldeia é a melhora na condição de saneamento para a comunidade, tentando reduzir os casos de doenças de veiculação hídrica e evitar que os indígenas utilizem os espaços não adequados para suas necessidades fisiológicas. "Se os banheiros não forem bem conservados, não tiverem a limpeza adequada e não souberem (os indígenas) utilizar, na verdade os módulos pode ser um foco de vetores causadores de doenças", declarou o engenheiro.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=630

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.