VOLTAR

Ação da Funai e PF desaloja garimpeiros

OESP, Nacional, p. A13
24 de Out de 2009

Ação da Funai e PF desaloja garimpeiros

Roldão Arruda

Cerca de 50 agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal iniciaram ontem à noite uma operação para desalojar um grupo de garimpeiros da Terra Indígena Alto Turiaçu, localizada no Maranhão, na área da divisa com o Pará. A presença dos garimpeiros foi denunciada à Funai pelos índios da etnia urubu kaapor, que vivem naquela terra, e confirmada por meio de uma operação aérea da PF.

Agentes do Ibama também participam da operação, com a tarefa de avaliar os danos ambientais. "O garimpo naquela área é recente e ainda não sabemos ao certo quantos garimpeiros estão lá, nem o tamanho do estrago ambiental", disse Taís Gonçalves, coordenadora da área de proteção às terras indígenas na Funai. "Além da retirada dos garimpeiros, vamos providenciar a destruição do maquinário usado por eles."

Na quinta-feira, a PF já havia entrado na reserva Alto Turiaçu para executar uma outra tarefa: a destruição de uma lavoura de maconha. "Bem armados, os traficantes estavam ameaçando a população indígena, proibindo qualquer pessoa de se aproximar da área invadida", contou Taís. "Apesar de ameaçados, os índios denunciaram a ocupação e pediram a intervenção da Funai."

OESP, 24/10/2009, Nacional, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.