VOLTAR

Acampamentos ilegais são destruídos na Serra do Divisor

Amazonia.org.br
20 de Out de 2006

Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Federal e do Comando de Operação Especiais da Polícia Militar, de Cruzeiro do Sul, continuam no Parque Nacional da Serra do Divisor, fronteira do Brasil com o Peru, no Vale do Juruá. Na região, a equipe, formada por 16 homens, desmontou desde domingo até ontem vários acampamentos de madeireiros peruanos e destruiu 200 toras de madeira de lei, do tipo mogno, cerejeira e cedro que seriam transportados ilegalmente para o Peru por meio de uma estrada construída pelos próprios peruanos na região.

Segundo o analista ambiental e fiscal do Ibama em Cruzeiro do Sul, Lisarbson Messias, durante a operação de desmonte, um madeireiro peruano foi preso no momento em que a equipe destruía um dos acampamentos que os fiscais achavam que estavam inativos. De acordo com o analista ambiental, o peruano, preso ao ser investigado, denunciou a existência de mais um acampamento na região bem maior, inclusive, com um campo de futebol com muitas toras de madeira de lei estocadas e prontas para serem transportadas ilegalmente.

Imediatamente, segundo o fiscal Lisarbson, a equipe iniciou uma busca a esse eventual acampamento denunciado pelo peruano preso, porém, até a tarde de ontem, não havia informação sobre a existência ou não desse possível acampamento, o que será confirmado com o retorna da equipe. Os fiscais do Ibama e a polícia ainda permanecem na mata e provavelmente retornarão neste sábado para Cruzeiro do Sul, onde prestarão outras informações sobre a operação, inclusive, sobre a existência ou não do suposto acampamento denunciado pelo madeireiro peruano e se outros madeireiros foram presos e quantos acampamentos foram destruídos. A informação oficial até agora, de acordo com o fiscal, é que 200 toras de madeira foram destruídas e tem um madeireiro peruano detido e ainda está na mata com os policiais federais, com a Polícia Militar e com agentes do Ibama.
20/10/2006 disponível em http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=224465

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.