VOLTAR

Acampamento Terra Livre 2009 será em maio

Coiab - http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=332&tipo=E
06 de Abr de 2009

A APIB - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil reuniu-se nos dias 20, 21 e 22 de março, em Brasília (DF), para avaliar os avanços do movimento indígena nacional, e definir a agenda do Acampamento Terra Livre 2009. Em 2009, o evento considerado a grande assembléia dos povos indígenas no Brasil, será realizado do dia 4 a 8 de maio, em Brasília (DF).

"Resolvemos modificar a data do acampamento, que tradicionalmente era em abril, para o mês de março, como forma de não rotular esta mobilização como algo que somente ocorre na semana de comemoração do dia do índio", explica o coordenador da COIAB, Jecinaldo Sateré-Mawé.

De acordo com o coordenador, no Acampamento 2009, representantes dos povos indígenas de todo o país aprovarão uma versão final do Projeto de Lei que constitui o novo Estatuto dos Povos Indígenas, e que deverá substituir a Lei 6.001. "O objetivo de formular um novo estatuto é buscar a autonomia dos povos indígenas a fim de que sejam protagonistas das suas políticas públicas, daquilo que querem, respeitando-se a diversidade de cada povo", avalia Jecinaldo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.