VOLTAR

Acadêmicos prestam atendimento a Terena em MS

Site da Funai
Autor: (Ana Paula de Souza).
28 de Out de 2002

Mais uma etapa das ações comunitárias do projeto UFMS Vai à Escola desenvolvido pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul junto aos índios Terena, será realizada no dia 29 de outubro. O projeto vem sendo realizado em escolas e aldeias de Mato Grosso do Sul, e após quase dois anos de atendimento na aldeia do Limão Verde em Aquidauana, começou a participar do projeto a aldeia de Lalima em Miranda. Nos dias 11 e 12 de outubro foram recebidos 21 acadêmicos de medicina que prestaram serviços nas áreas ortopedia, oftalmologia, cardiologia, farmácia, enfermagem e veterinária e uma acadêmica de psicologia. A nova etapa, do dia 29, será novamente na aldeia de Lalima e para realizar esse projeto a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e a seção de Educação da Funai em Campo Grande, recrutaram 400 voluntários.

Segundo a coordenadora geral do projeto, Dalva Miriam Aveiro, em um dia é possível com 45 voluntários atender a 600 índios e, em três dias toda uma aldeia, com aproximadamente 1200 índios. Alunos universitários têm nesse projeto a oportunidade de se humanizarem como profissionais, já que os serviços prestados são em suas áreas de formação. É o caso dos alunos de Educação Física, que formaram um time de futebol feminino na aldeia do Limão Verde, e os alunos de Jornalismo, que implantaram uma rádio comunitária na aldeia.

O projeto tem recebido ajuda e recursos da rede de Supermercados Comper e da Conservation International, do Grupo Mitsubishi.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.