VOLTAR

#ABRILindígena: MPF/SC realiza workshop Desafios da Educação Escolar Indígena em Florianópolis

MPF mpf.mp.br
26 de Abr de 2017

A Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR/MPF), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) e com o apoio do Ministério Público de Contas de Santa Catarina, realizará, nos dias 27 e 28 de abril, o workshop Desafios da Educação Escolar Indígena, na Alesc, em Florianópolis. O encontro terá como tema central a discussão sobre a criação do cargo de professor indígena em Santa Catarina e demais estados do Sul do país, além de outras questões ligadas à educação escolar dos povos indígenas.

Programação - No dia 27, os debates sobre a criação do cargo específico para professor indígena iniciam às 14h30, sob a coordenação da procuradora da República Lucyana Peppe; com a participação do procurador regional da República João Akira Omoto; do coordenador do ensino indígena na Secretaria Estadual de Educação de Rondônia, Antonio Puruborá; da procuradora adjunta do MP de Contas de SC Cibelly Farias; do professor indígena Getúlio Narcizo; da deputada estadual Luciane Carminatti e do secretário de estado da Educação, Eduardo Deschamps.

Na sequência, às 17h, será discutido o tema Projeto Pedagógico e Material Didático Específico, com a coordenação do professor indígena João Batista e participação da procuradora da República Analúcia Hartmann, do professor Gersem José dos Santos Luciano e da representante do Ministério da Educação, Susana Martelleti Grillo Guimarães.

Na sexta-feira, 28, as atividades são retomadas com o tema Indígenas na Gestão da Educação Escolar Indígena, com a coordenação do procurador da República Carlos Humberto Prola Júnior e participação do procurador da República Gustavo Kenner Alcântara; do professor indígena Xokleng Carli Caxias Popó; do perito em Antropologia do MPF/SC Marcos Farias e do coordenador de Educação Indígena da Secretaria Estadual da Educação, Ramiro Marinho Costa.

Fechando o evento, às 10h30 será debatida a Formação Inicial e Continuada de Professores Indígenas, sob a coordenação do professor e advogado indígena Hyral Moreira e a presença do procurador regional da República Paulo Leivas; da professora da Unochapecó Teresa Machado da Silva Dill; do professor indígena Namblá Gakran e da coordenada da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC, Maria Dorothea Post Darella.

O evento encerra a série de atividades realizadas pelo MPF/SC #ABRILindigena, com objetivo de fomentar a discussão sobre os direitos dos índios, a partir do novo paradigma estabelecido pela Constituição Federal de 1988, e sobre os principais desafios enfrentados por esses povos tradicionais.

http://www.mpf.mp.br/sc/sala-de-imprensa/noticias-sc/abrilindigena-mpf-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.