VOLTAR

Abraço simbólico na Serra da Moeda pede preservação de nascentes

G1 - http://g1.globo.com/
21 de Abr de 2016

Ativistas defendem fim da exploração mineral na região.
Mobilização ocorreu em Brumadinho, nesta quinta-feira (21).

Centenas de pessoas deram um abraço simbólico na Serra da Moeda, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (21). De acordo com a organização do encontro, a mobilização é um alerta para a importância da preservação ambiental da região e pela defesa de mais de 30 nascentes que abastecem cerca de dez mil famílias na encosta da serra.

Esta foi a 9ª edição do projeto Abrace a Serra da Moeda, organizado pela ONG de mesmo nome. O abraço também lembrou o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana, que é considerado o maior desastre ambiental do Brasil, e cobrou punição aos responsáveis.

A ONG reivindica a criação do Monumento Natural Estadual da Mãe D'água, hoje mantido por liminar judicial, o qual poderá garantir a proteção integral e efetiva da região. O grupo questiona a queda na vazão das nascentes que abastecem as comunidades de Suzana e Campinho, em Brumadinho, em função da atividade industrial nas proximidades.

A Serra da Moeda está a 25 quilômetros de Belo Horizonte e abrange oito municípios. Em Brumadinho, é um destino turístico bastante procurado para a prática de atividades esportivas em meio à natureza e por causa do roteiro gastronômico. O acesso é pela BR-040, sentido Rio de Janeiro.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/04/abraco-simbolico-na-se…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.