VOLTAR

Abraço Guarapiranga 2018 terá atividades culturais e "bicicletada"

Instituto Socioambiental - https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias
24 de Mai de 2018

Abraço Guarapiranga 2018 terá atividades culturais e "bicicletada"
Despoluição já! Esse é o mote da 13ª edição do Abraço Guarapiranga, que se realiza neste domingo, 27 de maio, a partir das 9h em três locais diferentes às margens da represa, na zona sul de SP. Também nessa data se comemora o Dia da Mata Atlântica

Como ocorre tradicionalmente, a 13ª edição do Abraço vai acontecer em três locais, às margens da represa Guarapiranga e contará com diversas atividades culturais além de uma "bicicletada" que partirá da Praça do Ciclista, na Av Paulista e da Praça Deputada Ivete Vargas, Av. Arvoredo - Pq das Árvores (Grajaú).

O Abraço Guarapiranga 2018 elegeu como tema "Água é saúde, despoluição já", tendo em vista os diversos problemas que falta de saneamento e poluição da água podem causar à saúde. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), indicam que apesar dos poucos avanços, o acesso a água e às redes de esgoto ainda é precário e há muito por fazer:
- O esgoto de 100 milhões de pessoas no Brasil não é tratado
- 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água
- 400 mil pessoas deram entrada no SUS por doenças diarreicas consumindo R$ 140 milhões por ano
- Metade das internações de crianças de 0 a 5 anos se dá por falta de saneamento

O evento conta com o apoio da Aliança Pela Água, rede que reúne mais de 60 organizações da sociedade civil como ONGs, movimentos sociais. Nas eleições de 2016, a Aliança promoveu a campanha "Vote pela Água" propondo que os candidatos às eleições municipais daquele ano assumissem o compromisso com um projeto de Lei (elaborado pela sociedade civil) visando a Segurança Hídrica. Na cidade de São Paulo, a ação resultou no Projeto de Lei 575/2016, em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, aprovado em primeira votação em 2017. Saiba mais.

O Abraço Guarapiranga, mais uma vez, buscará enfatizar que a água é um bem essencial à vida cujo acesso é um direito. Simultaneamente, procura destacar que todos os níveis de governo têm responsabilidades com os recursos hídricos, e que, diante das recorrentes crises de abastecimento, ameaça de escassez, problemas de saúde e prejuízos econômicos, se fazem urgentes ações de recuperação e recomposição dos mananciais. Nada justifica que diante de problemas tão grandes e graves como os que afligem a cidade de São Paulo se continue a tratar da água com tamanho descuido.

Pedal do Abraço Guarapiranga

O Pedal Abraço Guarapiranga tem como objetivo apoiar o movimento pela preservação dos mananciais, estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e proporcionar oportunidade para que mais pessoas conheçam a belíssima Guarapiranga. Ciclistas de diversas regiões da cidade, organizados pelos Coletivos Bike Zona Sul e Amigos do Pedal, saem de dois pontos em direção ao Parque da Barragem:

1-Praça do Ciclista - Av. Paulista, saída as 9h
2-Praça Deputada Ivete Vargas - Av. Arvoredo - Parque das Árvores (Região do Grajaú), saída as 10h

Os dois grupos se encontram por volta de 11h no Parque da Barragem (Av. Atlântica) onde participarão do Abraço.

https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/abraco-gu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.