VOLTAR

Abertura do Abril Saúde Indígena conta com a presença de lideranças de todo Brasil

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
18 de Abr de 2011

Foi em clima de expectativa e crença na melhoria das condições de saúde dos povos indígenas que teve início, na manhã de hoje (18), o Abril Saúde Indígena. O evento, promovido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, marca as comemorações do Dia do Índio, 19 de abril, e tem por objetivo discutir com os indígenas as medidas do governo federal que buscam garantir a integralidade das ações de saúde aos cerca de 220 povos indígenas do Brasil.

A abertura do evento, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio em Brasília, contou com a presença de representantes de organizações e movimentos indígenas de todo país, dos chefes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e trabalhadores da Sesai.

Durante os discursos da mesa de abertura, o Coordenador da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, Abrahão de Oliveira França, disse que o momento é muito importante e de grande expectativa para as comunidades indígenas que esperam, com o fim da transição, a melhoria na saúde das comunidades.

Também fazendo referência à criação da Sesai e à transição das ações de saúde indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para o Ministério da Saúde, o Coordenador da Associação Yanomami - Hutukara, David Kopenawa Yanomami, e o Coordenador do Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena, Lázaro Xerente, recordaram que a Sesai nasceu do esforço das lideranças indígenas de todo Brasil e que, agora, também as soluções para a questão da saúde indígena devem ser discutidas em conjunto.

O Coordenador da Subcomissão de Saúde do Conselho Nacional de Politica Indigenista (CNPI), Lindomar Xokó, disse que, apesar das dificuldades, este dia 19 de abril chega com a perspectiva da melhoria da saúde indígena e da necessidade da criação de uma agenda permanente sobre o tema. Já o representante da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena do Conselho Nacional de Saúde (CISI/CNS), Antônio Ricardo Dourado, lembrou as especifidades da saúde indígena, ressaltando a necessidade de fortalecimento dos Conselhos de Saúde Indígena e do reforço e qualificação das equipes de saúde.

Encerrando o evento de abertura, o Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, disse que o Abril Saúde Indígena marca um novo momento na saúde desses povos. "Sabia que este não seria um caminho fácil, mas tenho a convicção de que seremos capazes de resolver os problemas da saúde indígena no Brasil", completou o secretário lembrando as conquistas já alcançadas nesses seis meses de criação da Sesai; como a efetivação da autônima do Dseis, uma reivindicação antiga da 1ª Conferência Nacional de Saúde Indígena de 1986 e que se concretizada nesse 19 de abril.

Além das conquistas, Antônio Alves adiantou que durante o Abril Saúde Indígena serão lançadas medidas para melhoria da saúde dos povos indígenas, como a assinatura da portaria de convocação dos 269 profissionais de saúde aprovados no concurso e de programas na área de atenção à saúde e de inclusão digital, está última voltada para os Conselheiros de Saúde Indígena.

Ainda na parte da manhã, o secretário Antônio Alves e lideranças indígenas participam de sessão especial no Senado Federal em comemoração ao Dia do Índio. O Abril Saúde Indígena segue até o dia 21.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.