VOLTAR

Abate de gados por índios gera tensão em Japorã

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Fernanda Mathias
06 de Dez de 2004

O abate de gado de propriedades rurais invadidas por índios em Japorã, a 472 quilômetros de Campo Grande e Iguatemi, a 474 quilômetros da Capital, está gerando tensão no campo, segundo alerta o presidente do MNP (Movimento Nacional dos Produtores Rurais), João Bosco Leal. Somente nos três primeiros dias da semana passada, na fazenda do pecuarista Luiz Carlos Tormena, quatro animais teriam sido abatidos pelos indígenas. "Ele está desesperado. Já fez mais de 50 boletins de ocorrência na polícia mas nada é resolvido. O cidadão brasileiro está desamparado pelo Executivo que não cumpre mandados de reintegração de posse. Até que se prove que a área é indígena de fato toda invasão é crime", afirma.
Segundo ele, hoje Mato Grosso do Sul tem 28 propriedades rurais invadidas, das quais 24 por índios e quatro por movimentos sociais. Na região de Japorã, onde o conflito se arrasta desde o início do ano, são 17. "Estamos alertando o governo, através da local e nacional, de que o presidente Lula vai manchar a biografia dele, porque mortes vão ocorrer no campo. As pessoas estão acuadas e as conseqüências disso são imprevisíveis", diz.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.