VOLTAR

Abandono das Bases de Vigilancia das Terras Indígenas

APIZ - Associação do Povo Indigena Zoro Pangyjej
Autor: Diretoria da APIZ - Associação do Povo Indigena Zoro Pangyjej
27 de Jan de 2012

Prezados (as) Senhores (as),

A APIZ atraves de sua diretoria e gestores vem manifestar a preocupaçao da comunidade e lideranças indígenas Zoró e das demais lideranças do corredor Tupi Mondé uma vez que a bases de vigilancia e monitoramento territorial estao abandonadas, devido a FUNAI de Brasília nao ter liberado recursos para o plano emergencial priorizando a contnuidande dessas açoes primordiais para garantia da integridade dos territorios e dos povos indigenas.

É de conhecimento de todas que as terras indigenas estao vulneraveis principalmente neste periodo de isolamento, Ocasiao em que é importante a presença do Estado para inibir as investidas e presenças dos madeireiros nas aldeias.

Existem suspeitas de presença de madeireiros nas regioes de entorno e a impunidade estimula os povos que estao resistindo as investidas. Sabemos tambem que a terra dos Uru Eu Wau Wau passa pela mesma situaçao de vulnerabilidade e abandono pelo Estado Brasileiro.

Intrigante é que os Zoró revindicaram a instalaçao de uma CTL de vigilancia para a regiao de Pacarana munícípio de Espigao D"Oeste/RO regiao de grande fluxo e concentraçao de serrarias abarrotadas de madeiras de procedencia duvidosa sem nuhum tipo de fiscalizaçao dos orgaos de controle.

A instalaçao dessa CTL é justa para com o povo Zoró em virtude de que quase todas as terras indigenas, principalmente as dos Cinta Larga e Suruí tem mais de uma CTL e a terra Zoró mesmo quando era posto indígena sempre contou somente com 01 Posto o que se repete com a CTL, ficando apenas a CTL de promoçao e a regiao mais vulneravel da Terra Indígena nunca foi assistida devidamente pelo Estado

Coincidentemente trata-se de uma regiao onde há maior numero de serrarias no entorno das aldeias e fluxo de caminhoes, etc

Mediante o exposto pedimos apoio a todas no sentido de cobrar da FUNAI em Brasilia o motivo da nao instalaçao e ou criaçao da CTL de vigilancia para atender a terra Zoró e ainda a razao que os setores da CEMAT estao disprovidos de recursos para manter as açoes de vigilancia desde o primeiro dia do mes de janeiro de 2012.

Solicitar medidas imediatas para retornar o mais urgente possivel o funcionamento das bases com veiculo, servidores da FUNAI , agentes ambientais indigenas combustivel e as demais logisticas necessarias.

Ficaremos no aguardo de soluçoes e informaçoes para informarmos as comunidades .

Atenciosamente

A Diretoria da APIZ

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.