VOLTAR

5ª PROTEJA TALKs dialoga sobre a COP 30 e o combate a ameaças ambientais

IPAM - https://ipam.org.br/
06 de Out de 2023

5ª PROTEJA TALKs dialoga sobre a COP 30 e o combate a ameaças ambientais
TwitterLinkedInFacebookWhatsAppCompartilhar
6 de outubro de 2023 | Notícias

Karina Custódio*

O PROTEJA Talks, dedicado a compartilhar histórias inspiradoras sobre a conservação de áreas protegidas, chega à 5ª edição. Criado pela iniciativa PROTEJA, o evento deste ano se concentra em explorar maneiras de enfrentar as ameaças ambientais em áreas protegidas, e na preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será em Belém, em 2025. O encontro será no Teatro Gasômetro, na capital paraense, no dia 17 de outubro, com transmissão ao vivo no canal do PROTEJA no YouTube.

Para participar do evento é necessário se inscrever, gratuitamente, por meio da plataforma Sympla.

Teatro estação gasômetro
Quinta edição do evento acontece no Teatro Estação Gasômetro, em Belém.

Iniciado em 2019, o PROTEJA Talks adota o formato inspirado no TED TALKS, oferecendo uma perspectiva intimista ao mostrar a experiência de cada palestrante com territórios protegidos.

Carolina Guyot, analista de pesquisa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e que também atua na iniciativa PROTEJA, explica como o PROTEJA Talks colabora com a conservação de áreas protegidas. "O Proteja Talks desempenha um papel fundamental na promoção da proteção de áreas protegidas ao disseminar informações, histórias inspiradoras e casos de sucesso de iniciativas dedicadas à preservação desses territórios", destaca.

Palestrantes

O PROTEJA Talks 2023 contará com oito palestrantes representando diversos setores da sociedade. A abertura do evento será feita por Raul Protázio Romão, secretário adjunto da SEMAS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade) do Pará. Em seguida se apresentam:

Mydjere Kayapó Mekrangnotire, liderança indígena no sul do Pará e vice-presidente do Instituto Kabu, organização indígena que luta pelos direitos do Povo Kayapó Mekrãgnotí e tem forte atuação contra o garimpo;

Francisco Weverton de Lima, agronômo e coordenador de projetos da CopAcre (Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre), organização responsável pela maior produção de castanha beneficiada do Brasil;

Yura Marubo, especialista em direito indígena e assessor jurídico da Unijava, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas da região do Vale do Javari, no Amazonas;

Luciene Kaxinawá, primeira jornalista e apresentadora indígena da TV Brasileira, apresentadora no Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho e colunista no Portal Terra. Vencedora do Prêmio Mulher Troféu Imprensa: Regionalidades Categoria:Norte;

Luise Lima, estudante de engenharia química, vice-presidente de projetos da Enactus UFPA, onde trabalha em conjunto com mais 25 jovens para concretização dos objetivos de sustentabilidade da agenda 2030 da ONU;

Manoel Cunha, gestor da reserva extrativista Médio Juruá, uma área de 287 mil hectares -quase o dobro do tamanho da cidade de São Paulo- na região de Carauari (AM);

Cristiane Baré, integra a rede de advogados indígenas da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e representa a Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil);

José Carlos Baliza, assessor da Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará (MALUNGU).

Diálogo sobre Comunicação no PROTEJA Talks

Além das apresentações individuais, a 5ª edição do PROTEJA Talks incluirá um debate sobre "Comunicação e áreas protegidas". Esse painel reunirá comunicadores da floresta e do meio urbano para discutir o papel do jornalismo e da mídia na defesa das áreas de preservação.

A mesa será conduzida por Bryan Araújo, Diretor de Projetos para Amazônia da Internews, uma das organizadoras do evento. O debate será aberto por Thiago Medaglia, fundador do ambiental Amazônia e ex-editor do InfoAmazonia.

Entre os debatedores estão: Bruno Bassi, comunicador e pesquisador do "De olho nos ruralistas"; Ariene Susui, jornalista, pesquisadora e ativista indígena; Jalila Messias, primeira mulher a realizar cobertura nacional para a TV Globo, no Pará; e Lúcio Flávio Pinto, jornalista paraense e único brasileiro na lista dos 100 mais importantes jornalistas da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Bryan Araújo antecipa um dos temas do debate explicando como a comunicação pode impactar a preservação de áreas protegidas. "Acreditamos que seja importante que as comunidades tenham acesso a notícias e informações confiáveis sobre sua própria realidade para tomar decisões informadas sobre suas vidas e conseguir responsabilizar as pessoas que planejam as políticas públicas para que essas áreas se mantenham protegidas", salienta.

Edições anteriores

Nas quatro edições anteriores o PROTEJA Talks passou por Brasília e Manaus, na edição do ano passado.

A professora de matemática aposentada Peia Souza conta que acompanhou uma das edições, que foi transmitida online. "Eu gostei muito de assistir o Proteja Talks em 2022, pois tive a oportunidade de ouvir as populações locais, conhecer essas pessoas e saber por elas mesmas os desafios que elas têm enfrentado em seus territórios. Foi uma experiência enriquecedora, pois pude conhecer pessoalmente a resistência dessa população", comenta.

Para Carolina Guyot, o impacto das últimas edições ultrapassaram os números.
"Os resultados obtidos pelo Proteja Talks vão além da simples disseminação de informações. Este evento tem sido um catalisador para a troca de experiências entre diversos atores de diferentes regiões da Amazônia. Essa colaboração inter-regional enriquece o repertório de todos os envolvidos", afirma.

Apoio e Organização

O evento recebe o apoio do Governo do Pará, por meio da Secult (Secretaria de Cultura) e da SEMAS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade); da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional); e NORAD (Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento).

Os organizadores do evento são: IPAM, WCS (Wildlife Conservation Society), ISA (Instituto Socioambiental), Internews, COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), TNC (The Nature Conservancy), IPÊ(Instituto de Pesquisas Ecológicas) e IIEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil).

*Jornalista IPAM

https://ipam.org.br/5a-edicao-do-proteja-talks-dialoga-sobre-a-cop-30-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.