VOLTAR

32 ONGs pedem urgência ao STF para análise de ação que cobra medidas de proteção ao Pantanal contra incêndios

G1 - https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia
30 de Set de 2021

32 ONGs pedem urgência ao STF para análise de ação que cobra medidas de proteção ao Pantanal contra incêndios
As organizações destacam que enquanto a 'Arguição de Descumprimento Fundamental' tramita na corte, o bioma segue em risco de 'dano irreparável'.

Por José Câmara, g1 MS
30/09/2021

32 Organizações Não Governamentais enviaram uma carta, com destino aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e Ministra Rosa Weber, solicitando que a corte analise com urgência uma ação (Arguição de Descumprimento Fundamental n.o 857 ) que pede fiscalização e planos de combate estruturados, em razão dos incêndios do Pantanal.

A carta explica que a "Arguição de Descumprimento Fundamental", em específica, tramita no STF desde junho deste ano e, em momento algum, não foi apreciada e avaliada. Na época, a ação foi designada ao então ministro Marco Aurélio, que se aposentou logo depois do protocolo da arguição.

"Após a aposentadoria do Ministro Marco Aurélio, foi solicitada a redistribuição da ação diante da urgência do caso, ou que a própria Presidência do Tribunal apreciasse a matéria. Como o referido pedido ainda não foi apreciado até hoje, a ação está sem Ministro Relator, impedindo qualquer decisão sobre os pedidos urgentes já formulados", detalham na carta.

Continuam: "A nosso ver, a apreciação do pedido da cautelar da ADPF 857 por parte deste Supremo Tribunal Federal poderia contribuir decisivamente para a adoção de providências imediatas pela União e os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - demandados na Ação constitucional - diante da tragédia que se observa naquela região".

O pedido de arguição solicita que os governos federal e estaduais (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) atuem com a finalidade de evitar a "destruição do território pantaneiro pelo fogo". No comunicado ao STF, as ONGs dizem que enquanto a ação segue sem relator, o Pantanal continua em chamas e registrando números crescentes de incêndio.

Porém, em nota, o STF disse que "os pedidos de urgência serão direcionados para o ministro imediatamente mais novo após o aposentado, no caso o ministro Gilmar Mendes". Ainda conforme a nota do STF, "não é correto dizer que o processo está sem relator porque o regimento prevê que, na ausência do relator (até chegar o substituto do ministro Marco Aurélio)".

A corte salientou que cabe ao ministro Gilmar Mendes analisar os pedidos de urgência relativos a ação. "Agora, a área técnica do tribunal vai repassar ao ministro Gilmar Mendes esses pedidos que foram apresentados. A redistribuição só ocorre em casos excepcionais previstos no regimento (HCs, extradições, artigo 68)", finalizaram.

Já o governo do estado afirma que, junto com órgãos como o Ibama e o Instituto Homem Pantaneiro, vêm atuando em uma força-tarefa, que conta com brigadas e grupamentos nas regiões mais atingidas para combater os incêndios no bioma.

ONGs que assinaram a carta

Observatório do Clima
Observatorio Pantanal
SOS Pantanal
Onçafari
Instituto Homem Pantaneiro - IHP
SOS Mata Atlântica
Instituto de Estudos Socioeconômicos - Inesc
Instituto Talanoa
Conectas Direitos Humanos
Instituto Socioambiental - ISA
Instituto Sociedade, População e Natureza - ISPN
Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação - SPVS
Instituto BVRio
Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais
Org Brasil
Projeto Saude e Alegria
Projeto Hospitais Saudáveis
CIUPOA - Centro de Inteligência Urbana
Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida - Apremavi
Centro de Trabalho Indigenista - CTI
Instituto 5 Elementos
Alana
Rede GTA
Instituto de Energia e Meio Ambiente - IEMA
Grupo Ambientalista da Bahia - GAMBÁ
Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ
Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB
Instituto Centro de Vida - ICV
Amigos da Terra - Amazônia Brasileira
Climate Smart Institute
Uma Gota No Oceano
Greenpeace Brasil

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/09/30/32-ongs-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.