VOLTAR

200 pessoas tentam ocupar Área de Preservação Permanente, em Manaus

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Marcos Dantas
07 de Ago de 2013

Cerca de 200 pessoas foram retiradas de uma Área de Preservação Permanente (APP), no ramal Santa Marta, bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus. De acordo com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM), denúncias de que a área estava sendo ocupada chegaram à Delegacia do Meio Ambiente (Dema) e ao 18o Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Ao chegar ao local, os PMs encontraram centenas de pessoas e algumas pequenas instalações provisórias feitas de madeira e lona, bem como demarcações territoriais. Segundo o Batalhão Ambiental, há supressão vegetal, ocupação de encosta, e ocupação próximo a um olho d'água e um igarapé, a uma distância menor que a permitida na lei.

Apesar da presença das pessoas no terreno, não é possível afirmar, segundo o Batalhão, quem estaria cometendo as infrações. Todos que foram encontrados no terreno, que é particular, saíram pacificamente e ninguém foi preso. Eles disseram à polícia que são sem teto e que desejam morar no local porque o dono do terreno não cuida da área. Os ocupantes afirmaram também que crimes são recorrentes no local. Vinte terçados foram apreendidos durante a ação.

A área tem a presença de primatas, pássaros e outras espécies nativas de fauna e flora. O dono do terreno ainda não foi identificado, e segundo o Batalhão, assim que for, será notificado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para que tome providências sobre a manutenção do terreno. O local continua sendo monitorado pelo Batalhão Ambiental.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/08/200-pessoas-tentam-ocup…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.