VOLTAR

1ª Feira da Agricultura Familiar Quilombola e do Crédito Fundiário é realizada com sucesso em Santana do Mundaú

Cada minuto http://www.cadaminuto.com.br/
23 de mar de 2018

Com muito artesanato produzido com a fibra da bananeira e o barro, apresentações culturais, comidas típicas e uma grande variedade de alimentos vindos direto do campo, para a mesa dos consumidores, a 1ª Feira da Agricultura Familiar Quilombola e do Crédito Fundiário de Santana do Mundaú, foi um sucesso. Em uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, através do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), e o Instituto Irmãos Quilombola, durante dois dias, a população teve acesso à frutas, verduras, legumes, macaxeira, feijão verde, galinha de capoeira, doces, além de outras dezenas de itens ofertados com ótima qualidade e preços acessíveis.

O secretário de agricultura, Cícero Francisco, avaliou como positiva a feira e destacou que tudo ocorreu dentro do programado. "A agricultura familiar de Santana do Mundaú é forte, e nos sentimos motivados e felizes por ver esse segmento tão importante para a economia local, sendo prestigiado pela população que atendeu o nosso convite e compareceu à primeira edição da feira", disse. Para o secretário de infraestrutura, Neno Freitas, o evento foi um sucesso. "Tivemos um grande comparecimento do público e os agricultores realizaram ótimas vendas. Sem dúvida, iremos preparar com ainda mais empenho a próxima edição", afirmou.

Conferindo cada detalhe da feira, os alunos da rede municipal e estadual foram liberados da aula para conhecer mais de perto o trabalho dos artesãos e agricultores do município. "Eu achei tudo lindo e fiquei surpresa com a diversidade de produtos que podem ser feitos a partir da fibra de bananeira e do barro, como jogos americanos e pulseiras. Peças feitas à mão com muita criatividade e capricho. Amamos", afirmou Alana, aluna da escola Monsenhor Clóvis Duarte.

"Potencializar a agricultura familiar é extremamente importante para o nosso município, bem como, fomentar o empreendedorismo local. Essa é uma ação de apoio aos agricultores da cidade,que oportunizou a exposição de seus produtos e aqueceu a economia. Nosso objetivo é que, a partir dessa edição, a parceria se intensifique e consigamos promover com mais frequência esse tipo de feira, que também estimula o consumo de alimentos orgânicos e sem agrotóxicos", destacou o prefeito Arthur Freitas.

Com apoio do gabinete civil, o evento contou com a presença do diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva; da representante do Instituto Quilombola, Cícera Vital; do diretor-presidente da Emater em Alagoas, Elizeu Rego; vereadores; representantes de associações e secretários municipais.

http://www.cadaminuto.com.br/noticia/318209/2018/03/23/1-feira-da-agric…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.