VOLTAR

17 de Julho: Dia de Proteção às Florestas

Mata Nativa - https://www.matanativa.com.br
Autor: CORDEIRO, Natielle Gomes
14 de Jul de 2022

17 de Julho: Dia de Proteção às Florestas

Por Natielle Gomes Cordeiro em 14 de julho de 2022.

No dia 17 de julho, comemora-se o Dia de Proteção às Florestas. Mais que um dia para celebrar, esta data é um marco significativo para lembrar da relevância que as formações vegetais possuem no nosso dia a dia.

A nível mundial, as florestas possuem um papel fundamental na provisão de serviços ecossistêmicos. Em outras palavras, as formações vegetais apresentam forte influência na vida da sociedade, seja no âmbito econômico, social ou ecológico.

Grosso modo, define-se como floresta, uma área em que há a presença de árvores e arbustos. Em outras palavras, uma região em que a vegetação seja composta por indivíduos lenhosos e em que as copas das árvores se encontram, formando o dossel. Assim, podemos inferir que, as florestas se fazem presentes em todo o mundo, em grandes ou pequenas extensões territoriais.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), floresta é uma "área maior que 0,5 ha com árvores com altura de 5 metros e uma cobertura de copa de mais de 10%, ou árvores que podem atingir estes limites in situ. Não inclui áreas predominantemente de uso agrícola ou urbano."

As florestas possuem função ecológica fundamental e podem receber classificações diversas. A exemplo, ao consideramos a origem, podemos encontrar florestas primárias, secundárias e plantadas. Além disso, a depender da localização geográfica, estes ambientes podem ser categorizados como florestas tropicais, subtropicais, temperadas, dentre outros. A saber, o Brasil é lar para uma diversidade de formações vegetais, abrigando a Floresta Amazônica, maior floresta tropical no mundo.
https://info.matanativa.com.br/faixa-blog-guia-para-tornar-um-expert-em…
Como surgiu o dia de proteção às florestas?

Esta data se estabeleceu com o intuito de guiar e conscientizar a sociedade quanto a necessidade e importância de se conservar os recursos naturais. Mas por que dia 17 de julho? Esta data é também destinada à celebração do Dia do Protetor das Florestas, o Curupira.

O Curupira é um personagem do folclore brasileiro e teve sua origem relatada no século XVI, por meio dos povos indígenas. Segundo a lenda, este ser mítico é o guardião da floresta, protegendo-a contra todos que façam mal aos animais e árvores. Em suma, o Curupira somente pune àqueles que tem como intuito destruir as florestas e seus recursos por meio do desmatamento e da caça.
Além do Curupira, quais outros personagens são importantes na proteção às florestas?

A narrativa do Curupira, transmitida ao longo dos anos, é tida como uma lenda. No entanto, a proteção às florestas é tema recorrente e recebe atenção há muito tempo.

Em função da urbanização e demanda por produtos advindos dos recursos naturais, as florestas tem sido alvo de fortes pressões antrópicas. Nesse sentido, a formação de profissionais focados na conservação, manutenção e proteção destes ambientes se faz necessária. Por exemplo, tem-se os engenheiros florestais, ecólogos, biólogos, dentre outros.

No entanto, vale destacar que a luta em prol da conservação ambiental é um dever de todos e não somente dos profissionais.
Defensores dos recursos naturais

Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, foi um ativista internacionalmente reconhecido. Seringueiro, lutava pela conservação da floresta e seringueiras nativas ao longo da bacia Amazônica. Foi assassinado por fazendeiros locais, mas deixou marcado na história a vontade e persistência para proteção do meio ambiente.

Dorothy Stang, norte-americana naturalizada brasileira. Também conhecida como irmã Dorothy, atuou na proteção da região amazônica contra a exploração madeireira, ações de grileiros e fazendeiros. Assim como Chico Mendes, foi assassinada defendendo o patrimônio natural.

Além destes personagens, podemos citar também as instituições, organizações não governamentais (ONGs) que atuam em prol da proteção e conservação das florestas. A exemplo, tem-se:

Greenpeace: Organização mundial, defensora do meio ambiente.

SOS Amazônia: Criada em 1988 com o intuito de proteger a Floresta Amazônica e defender a causa extrativista.

SOS Mata Atlântica: Organização fundada com o objetivo de defender os remanescentes florestais do domínio Mata Atlântica.

Fundação Amazonas Sustentável (FAS): Instituída em 2008 e conta com o apoio de empresas como a Coca-Cola Brasil, Samsung e Banco do Bradesco.

Equipe de Conservação da Amazônia: Tem como objetivo estabelecer ações para a qualidade de vida e bem-estar da sociedade.

Conservação Internacional Brasil: Fundamenta-se na ideia de que todos precisam da natureza e, portanto, busca garantir a sustentabilidade ambiental.

Instituto Socioambiental (ISA): Busca propor alternativas para solucionar problemas sociais e ambientais.

WWF-Brasil: Atua na proteção dos biomas brasileiros.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável: Criada em 1992 e atua principalmente com a sustentabilidade, questões atreladas às mudanças climáticas, energia e inovação.
Qual a importância de proteção das florestas?

Em um cenário de aceleração do aquecimento global, aumento da emissão dos gases de efeito estufa e degradação ambiental, falar sobre a proteção e conservação das florestas é de suma importância.

As florestas são as principais vias para a regulação do clima, pois atuam como sumidouros de carbono. Contudo, o uso desenfreado dos recursos e a destruição das áreas vegetadas podem reverter esse papel, caracterizando as florestas como fonte de emissão do dióxido de carbono (CO2). Assim, podemos inferir que a proteção das florestas se faz necessária e é essencial para a manutenção do equilíbrio ecológico, bem como da vida na Terra.

Para muitos, o uso e a conservação das florestas seguem direções distintas. Mas, fato é que, faz-se possível usufruir dos produtos e recursos naturais de forma sustentável e consequentemente, proteger as florestas.

A prática de conservação e proteção das florestas fornecem benefícios em diferentes níveis, sejam para os animais, seres humanos e até mesmo para as plantas.
Como ajudar a proteger as florestas?

A proteção das florestas é um dever de todos: gestores, sociedade, políticos. Seja de pequenas à grandes atitudes, todos podemos contribuir positivamente para a proteção dos ambientes florestais. De forma individual ou coletiva, cada pequena mudança é primordial para a diminuição dos impactos ao meio ambiente.

Dentre as mais diversas ações que podem ser realizadas, não somente no dia de proteção às florestas, mas em todos os dias, cita-se:

Promover a educação ambiental;
Não colocar fogo nas formações vegetais;
Fazer o descarte correto dos resíduos;
Aplicar o conceito dos 3 R's da sustentabilidade na sua rotina (Reciclar, Reutilizar, Reduzir). Assim você estará aplicando um conjunto de práticas que tem como intuito a redução do impacto do consumo exacerbado ao meio ambiente;
Procurar adquirir produtos certificados, garantindo então que não está contribuindo para o desmatamento irregular.

Usando o Mata Nativa na proteção às florestas

O conhecimento da formação vegetal quanto às suas características qualitativas e quantitativas se faz de suma relevância. A partir destas informações, pode-se realizar, propor e elaborar estratégias para a conservação e manutenção das florestas.

O inventário florestal é a principal ferramenta no levantamento e identificação florestal. Em síntese, por meio das informações obtidas durante a execução desta atividade, realiza-se tomadas de decisão quanto ao uso e exploração dos recursos, de forma sustentável, assim como direciona-se para planos de proteção das florestas.

Cabe ressaltar que, a realização do inventário florestal é uma atividade que demanda por tempo e custo, desde a fase do planejamento até o processamento dos dados. Assim, a busca por otimização das atividades tem se tornado essencial nas últimas décadas. A exemplo de ferramentas que veem auxiliando no sucesso do inventário florestal de diversos projetos, nacionais e internacionais, tem-se o Mata Nativa.

O Mata Nativa é um software especializado no processo de inventário florestal. A saber, o software possui credibilidade e reconhecimento dos órgãos ambientais, uma vez que fornece cálculos precisos. Além disso, o Mata Nativa é uma ótima oportunidade para quem busca economia de tempo, aumento dos lucros e facilidade no processamento dos dados do inventário.

Além do potencial produtivo da formação vegetal, por meio do Mata Nativa faz-se possível conhecer quanto a estrutura da floresta, uma vez que o software permite o cálculo dos parâmetros fitossociológicos. Em suma, mediante a obtenção de tais indicadores, pode-se propor medidas para a conservação e proteção das florestas.

Para saber mais sobre o software, benefícios e funcionalidades, acesse nossos conteúdos no blog ou entre em contato com os nossos consultores.
Considerações

Na Constituição Federal, mais especificamente no artigo 225, lê-se: "Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado". Contudo, devemos aqui, mais uma vez ressaltar que, além das políticas públicas, o compromisso de cada cidadão na proteção das florestas é essencial. Em outras palavras, é por meio da prevenção, cuidado, proteção e conservação dos recursos naturais que poderemos desfrutar de todo bem advindo das florestas. Por isso, não deixe para amanhã se hoje você pode prover mudanças positivas em prol da geração atual e futura na proteção das florestas!

Natielle Gomes Cordeiro
Engenheira Florestal, redatora, mestre e doutoranda em Engenharia Florestal. Apreciadora da natureza e apaixonada pela ciência. Ao longo dos últimos anos, tenho trabalhado com inventário, manejo e biomassa florestal, estimativa de carbono e seus direcionadores, assim como na avaliação da dinâmica florestal. Atuei no levantamento de informações qualitativas e quantitativas em floresta natural de pinus (Idaho/EUA), bem como em vistorias ambientais em empresas produtoras de carvão vegetal e recuperação de áreas degradadas. Sou apaixonada por conteúdos sobre meio ambiente, com foco em conservação e preservação dos recursos naturais, dinâmica florestal e estoque de carbono. Amo trocar experiências e acredito que este seja o melhor caminho para o crescimento profissional e pessoal.

https://www.matanativa.com.br/17-de-julho-dia-de-protecao-as-florestas/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.