VOLTAR

150 mil ficam sem água em Rio Preto

OESP, Vida, p. A27
22 de Jun de 2008

150 mil ficam sem água em Rio Preto

Chico Siqueira

Um acidente ambiental, que contaminou com óleo diesel uma represa de captação, provocou o corte no abastecimento de água para 150 mil moradores de São José do Rio Preto, a 440 quilômetros de São Paulo.

Um caminhão com dois tanques de combustível capotou na noite de sexta-feira às margens da rodovia Washington Luiz (SP-310), despejando 22 mil litros de óleo diesel no córrego Aterradinho, que deságua numa das represas de captação.

A ação rápida dos Bombeiros, Defesa Civil e Cetesb, que montaram barreiras de contenção, impediu que grande parte do óleo chegasse à represa, mas não evitou a contaminação.

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) desligou a captação da represa para avaliar o grau de contaminação. O superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior, disse que o racionamento na região central da cidade e bairros próximos deve durar até segunda-feira, quando serão feitos novos testes bacteriológicos e químicos. Segundo ele, por enquanto, a contaminação é "superficial".

Há receio de que as chuvas levem para a represa o restante do óleo incrustado nas margens e vegetação do córrego. "Se chover, o racionamento poderá ser estendido por uma semana", afirmou Batista Júnior.

OESP, 22/06/2008, Vida, p. A27

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.