VOLTAR

13 pessoas são flagradas em terra indígena

Repórter News - http://www.reporternews.com.br
Autor: Laíse Lucatelli
30 de Jun de 2010

Treze pessoas foram presas em flagrante por desmatar em território indígena no município de Brasnorte (580 km a noroeste da Capital). Três dos envolvidos portavam armas de fogo, que foram apreendidas. As prisões ocorreram na reserva Manoki, que possui área de 252 mil hectares e pertence à etnia Irantxe, numa ação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Uma pessoa conseguiu fugir. Os técnicos retornaram na tarde de ontem ao escritório do Ibama em Juína, responsável pela atuação do órgão na região noroeste do Estado. Eles ainda estão processando os dados para medir o tamanho do desmatamento na área. A ação teve início no dia 23, quando foram efetuadas as prisões.

O chefe de controle e fiscalização do Ibama em Juína, Luciano Guerra Cotta, explica que as ações de combate ao desmatamento são planejadas com base em denúncias e imagens de satélite. Ele relata que foram encontrados 5 acampamentos utilizados pelos desmatadores dentro da reserva. Nas cabanas feitas de lona e madeira foram encontrados objetos pessoais e 4 motosserras.

Foram também apreendidos 6 caminhões, 5 tratores, 4 motos e uma pick-up F1000. As armas encontradas com os presos, no momento do flagrante, uma espingarda calibre 32, outra de calibre 36 e um revólver calibre 38, foram encaminhadas à Polícia Civil de Brasnorte.

Por se tratar de território indígena, de responsabilidade da União, o caso já está nas mãos da Polícia Federal.

A ação faz parte da Operação Guardiões do Arinos, que teve início em maio e combate o desmatamento na região noroeste do Estado. A operação deve continuar até o final do ano.

http://www.reporternews.com.br/noticia.php?cod=289127

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.