VOLTAR

10 etnias no Dicionário Povos Indígenas do Brasil

A Crítica, Bem Viver, p. BV3
30 de Nov de 2011

10 etnias no Dicionário Povos Indígenas do Brasil
Obra tem 763 páginas que relatam a história deles

Elaíze Farias
portalacritica.com

Dez novas etnias foram incluídas no quadro de povos indígenas no Brasil nos últimos cinco anos. Também foi identificado um aumento populacional no País. Pelo menos um povo indígena da Amazônia teve um decréscimo em sua população. De cinco, os juma passaram a ser apenas quatro pessoas. No texto dedicado aos índios juma, a autora Luciana Barroso C. França relata uma viagem de visita dos últimos remanescentes à sua terra de origem, no Amazonas.
Atualmente, os juma vivem em um território junto com outro povo, uru-eu-wau-wau, em Rondônia.
EXTENSO VOLUME
Informações como estas fazem parte de um extenso volume que o Instituto Socioambiental (ISA) lança em Manaus, hoje. O 11o volume da série "Povos Indígenas do Brasil" reúne em 763 páginas a história e os fatos recentes envolvendo os indígenas do País.
A obra, espécie de "enciclopédia' atual dos povos indígenas, faz parte de uma série que o ISA começou a produzir há 31 anos. Hoje, as edições do instituto estão entre as principais fontes de informação do gênero no Brasil. O livro traz 166 artigos analíticos, 810 notícias, 236 fotos e 33 mapas.
A atual publicação abrange os anos de 2005 a 2010. Temas controversos referentes à questão indígena estão contemplados com profundas análises no campo jurídico e antropológico.
Para o IBGE, são 502.963 indígenas vivendo nas aldeias e 315 em áreas urbanas. Para o ISA, que ainda utiliza a soma de um quadro anterior, são 590 vivendo nas aldeias. (R$ 75).

A Crítica, 30/11/2011, Bem Viver, p. BV3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.