VOLTAR

Belo Monte

FSP, Painel do Leitor, p. A3
Autor: CAZETTA, Ubiratan
08 de Dez de 2011

Belo Monte

Em relação à reportagem "Procurador orienta índios contra usina" ("Mercado", 3/12), a Folha questiona a atuação do Ministério Público Federal no esclarecimento a comunidades indígenas quanto aos impactos das obras em curso no rio Xingu. Parece claro que o repórter desconhece ser papel do Ministério Público Federal "defender judicialmente os direitos e os interesses das populações indígenas" (art. 129, Constituição).
Isso somente pode ser feito se forem ouvidas tais comunidades, o que inclui traduzir em linguagem simples a complexidade de um tema árido como é o da compensação ambiental em grandes empreendimentos. O que foi dito aos xikrin pela Procuradoria, na essência, é o que já consta de ação civil pública em curso na Justiça Federal, tendo como objeto os danos sofridos pelos grupos indígenas arara e juruna, moradores da Volta Grande do Xingu, no qual busca-se, caso seja construída Belo Monte, a fixação de uma forma concreta de indenização aos grupos atingidos.

Ubiratan Cazetta, procurador-chefe do Ministério Público Federal no Pará (Belém, PA)

FSP, 08/12/2011, Painel do Leitor, p. A3

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/13604-painel-do-leitor.shtml

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.