VOLTAR

Linhão de Belo Monte anima setor de cabos

Valor Econômico, Empresas, p. B4
11 de Fev de 2014

Linhão de Belo Monte anima setor de cabos

Por Olivia Alonso e Cláudia Facchini
De São Paulo

No mercado de produtos transformados de alumínio, o tema da energia é motivo de otimismo. Fabricantes de cabos de alumínio usados em transmissão de energia elétrica esperam melhora na demanda nos próximos anos, quando será construído o linhão da hidrelétrica de Belo Monte. O projeto vai consumir 25 mil quilômetros de cabos nos próximos 46 meses.
"A área de cabos depende muito da política nacional do setor elétrico. Agora, é previsto um aumento do consumo, o que vai depender da concretização dos projetos", afirmou Luiz Alberto Lopes, coordenador do grupo setorial de alumínio secundário da Abal, sobre a obra de Belo Monte.
Em 2013, a falta de investimentos em transmissão de energia contribuiu para a queda de 8,6% no consumo de alumínio no segmento de fios e cabos, passando de um total de 148 mil toneladas em 2012 para 135 mil toneladas.
Marco Vitiello, presidente no país da fabricante de cabos Nexans, diz que o projeto de Belo Monte estará no radar de negócios da empresa. Ele afirma que a usina representa para a indústria de cabos de alumínio importante consumidor para os próximos anos, principalmente a partir de 2016.
Entre os demais segmentos de transformados de alumínio, Lopes diz que as expectativas são de um ano de leve alta para uso em embalagens e construção civil. Já nos mercados de fundidos e peças de alumínio, usados no setor automotivo, por exemplo, a tendência é de estabilidade. Lopes também espera um ano de desempenho estável, ou até queda, para pós e destrutivos de alumínio, usados na produção de aço e ferroligas.

Valor Econômico, 11/02/2014, Empresas, p. B4

http://www.valor.com.br/empresas/3425466/linhao-de-belo-monte-anima-set…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.