VOLTAR

Índios libertam reféns ameaçados de morte

O Globo, O País, p.12
15 de Jun de 2004

Índios libertam reféns ameaçados de morte

Os índios Kraôs Kanelas aceitaram libertar ontem à noite os dois oficiais de Justiça mantidos como reféns sob ameaça de morte. Por volta das 20h, uma equipe formada pelo procurador-chefe da República, Álvaro Manzano, pelo superintendente da Polícia Federal, Rubem Patury, e pelo representante da Funai, Euclides Dias, acertaram a libertação.

Cerca de 180 índios permaneceram, no entanto, na Fazenda Planeta, em Lagoa da Confusão (TO), a 300 quilômetros de Palmas. As terras foram invadidas no sábado. Os oficiais de Justiça foram entregar uma ordem judicial que determina a reintegração de posse aos donos da fazenda.

Os caciques ameaçavam matar os reféns caso não houvesse uma decisão do governo em relação à posse das terras em 24 horas. Os dois foram amarrados e tiveram os olhos vendados. Os nomes dos oficiais de Justiça não foram revelados.

O Globo, 15/06/2004, O País, p. 12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.