VOLTAR

Indígenas são entrevistados até sexta-feira

Jornal Brasil Norte-Boa Vista-RR
23 de Jan de 2003

Candidatos indígenas entraram na segunda fase do Vestibular Intercultural da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Dos 227 concorrentes na primeira etapa, apenas 120 foram classificados.
A entrevista da segunda fase acontece até sexta-feira. Apenas 80 indígenas sairão para a terceira etapa. As duas primeiras fases têm caráter eliminatório. Mas a última bateria (prova de títulos) será classificatória.

De acordo com Fábio Carvalho, coordenador do Vestibular Intercultural da UFRR, as maiores pontuações preencherão as 60 vagas. "Serão avaliados, por exemplos, requisitos escolares dos candidatos", comentou.
Por ser multipresencial, o curso de Licenciatura Intercultural está marcado para começar em julho próximo, no Campus da UFRR e nos 07 Centros Regionais em Roraima.

"Os indígenas farão dois anos de núcleo comum na área de pedagogia. Depois, eles optarão por uma das três habilitações: Ciências da Natureza, Social e Arte e Comunicação", explicou Fábio. A previsão é que a primeira turma se forme em cinco anos. De acordo com o coordenador, o projeto foi desenvolvido desde novembro de 2000, mas aprovado em dezembro do ano passado. Fábio disse ainda que 20 professores da UFRR e cerca de 25 outros profissionais colaboraram com o projeto. "O formato do curso é inédito no Brasil, pois queremos tornar o índio mais cidadão", finalizou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.