VOLTAR

Dia do Índio: MPF/AM indica material da Turminha para Secretarias Municipais de Educação

MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br
08 de Abr de 2013

Ofício enviado a 15 cidades propõe a difusão nas escolas de informações sobre o direito às terras ocupadas pelos índios e sugere atividades pedagógicas no dia 19 de abril

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), por meio do procurador da República Julio José Araujo Junior, apresentou a 15 Secretarias de Educação de municípios do Amazonas, incluindo Manaus, por meio de ofício, material da Turminha do MPF preparado especialmente por ocasião do Dia do Índio, 19 de abril. O documento propõe aos educadores das redes municipais de ensino a difusão de informações entre os alunos sobre o direito às terras tradicionalmente ocupadas por índios no Brasil.

No próximo dia 19 de abril, procuradores da República em todo o Brasil, sob a coordenação da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais), realizarão diversas atividades para a afirmação, conscientização e defesa dos direitos territoriais dos povos indígenas.

A proposta de difusão do tema junto às escolas municipais de Autazes, Barcelos, Borba, Careiro, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maués, Parintins, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, de acordo com o procurador da República Julio Araujo, visa estender o debate às crianças em linguagem acessível, para que conheçam os direitos e as dificuldades dos povos indígenas na luta pela terra.

A Turminha do MPF usa personagens ficcionais de cartuns, no ambiente escolar, para a promoção da cidadania entre crianças e adolescentes com linguagem e métodos próprios. No material especial do Dia do Índio, disponível no site www.turminha.mpf.gov.br, o projeto explica aos professores o papel do MPF na defesa dos direitos indígenas e traz uma pesquisa resumida sobre a relação dos índios com suas terras, o processo de demarcação de terras indígenas e a situação geral das terras indígenas no Brasil, com dicas de conteúdos e exemplos a serem buscados para trabalhar como atividade pedagógica com as crianças.

O documento enviado às Secretarias de Educação sugere ainda aos professores a realização de atividades pedagógicas específicas no dia 19 de abril e pede que as escolas informem ao MPF eventuais resultados da iniciativa.

Diversidade e cidadania - A Turminha do MPF foi criada com dez personagens, incluindo um cão-guia, que buscam representar a diversidade da população brasileira. No site do projeto, lançado em outubro de 2009, é possível encontrar vídeos, cartilhas, atividades como o "Continue a história", jogos e músicas infantis com conteúdos temáticos: meio ambiente, gasto de dinheiro público, direitos da criança e do adolescente, preconceito, diversidade cultural, entre outros.

Em outubro de 2010, foi lançado o primeiro gibi da Turminha do MPF. O número 1 da revista em quadrinhos contém quatro aventuras dos personagens em situações divertidas, trazem respostas a vários questionamentos sobre cidadania e explicam melhor o trabalho do Ministério Público Federal.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.