VOLTAR

Comunidades indígenas reivindicam transporte para votar no segundo turno no Amazonas

Portal do Holanda - https://www.portaldoholanda.com.br/
28 de Out de 2022

Comunidades indígenas reivindicam transporte para votar no segundo turno no Amazonas

28/10/2022

Com índices de abstenção acima da média nacional que é de 20,9%, comunidades indígenas do Amazonas de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, foram incluídas em ofício encaminhado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), requerendo transporte amplo e denunciando crimes eleitorais.

De acordo com dados do TRE-AM, em São Gabriel da Cachoeira, município de maior concentração de indígenas no Brasil, 10.273 eleitores deixaram de votar - uma abstenção de 32,5%. Nos vizinhos Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, as taxas foram ainda mais altas, atingindo 35,9% e 37,4%, respectivamente.

Vários indígenas apontaram que um dos principais desafios para chegar aos locais de votação são as longas distâncias que muitos têm que percorrer.

Outros obstáculos registrados foram longas filas e a mudança de horário da votação, que seguiu o horário de Brasília, com adaptações para a hora local nos municípios que têm fusos diferentes. Em São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, as urnas ficaram abertas das 7hs às 16hs.

Mas mesmo com a divulgação da mudança, alguns eleitores ainda se confundiram e chegaram às suas seções eleitorais após o fechamento dos portões.

A Apib recebeu inúmeras denúncias no Amazonas, Roraima, Bahia e Mato Grosso relatando dificuldades e irregularidades para votar no primeiro turno, conforme apuração do Instituto Socioambiental (ISA).

No ofício, a entidade solicita ainda providências e maior fiscalização quanto a tentativas de coação e impedimento ao exercício legal do voto, diminuindo assim o número de abstenção.

Existem áreas em que algumas famílias têm que viajar o dia inteiro ou até mais de um dia para chegar às urnas.

Neste primeiro turno, 28 comunidades indígenas receberam urnas em São Gabriel da Cachoeira e outras duas em Santa Isabel do Rio Negro, enquanto Barcelos não recebeu nenhuma. A quantidade, porém, ainda é pequena perto das 750 comunidades e sítios estimados nos três municípios.

No primeiro turno, por exemplo, indígenas Yanomami que vivem na comunidade Maiá precisaram viajar por três dias em voadeiras - pequenas embarcações a vapor - para conseguirem votar na sede de São Gabriel da Cachoeira.

Como muitos não têm condições de cobrir os custos para as viagens, eles deixam de votar.

No último dia 18 de outubro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, decidiu que prefeituras e empresas de ônibus podem oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições.

https://www.portaldoholanda.com.br/eleicoes-2022/comunidades-indigenas-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.