VOLTAR

Comissão aprova proposta de inclusão de cultura indígena nas escolas públicas -

Site da Funai
25 de Set de 2003

A inclusão da cultura indígena e da afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino foi aprovada esta semana, pela Comissão de Educação e Cultura. A proposta é da deputada Mariângela Duarte (PT-SP) e prevê que o conteúdo programático incluirá aspectos da história e das duas culturas, que caracterizam a formação da população brasileira e deverá destacar a luta de negros e índios no Brasil. Pela proposta, a significativa contribuição para a história do Brasil nas áreas social, econômica e política ganharão destaque nas salas de aula das escolas públicas.

A relatora do projeto na Comissão de Educação, deputada Fátima Bezerra (PMDB-RN), explica que a proposta é uma reflexão sobre a importância da cultura indígena e das culturas tradicionais na construção de nossa identidade. "A escola tem um papel fundamental a desempenhar como instrumento de transmissão desse patrimônio cultural, que deve ser passado de geração a geração para garantir sua sobrevivência através dos tempos". Além disso, segundo ela, a medida prevista no projeto possibilita o resgate da dívida social com a população indígena e dá visibilidade aos elementos tradicionais de sua cultura.

Agora, a proposta segue a tramitação e será encaminhada para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.