VOLTAR

Censo mapeou 100% das áreas indígenas

Folaha Web - http://www.folhabv.com.br/
Autor: Cyneida Correia
27 de Dez de 2010

O programa Agenda da Semana, da rádio Folha AM 1020, apresentado pelo economista Getúlio Cruz, entrevistou o chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vicente de Paulo Joaquim, que falou sobre os resultados do Censo 2010. Segundo Joaquim, este foi o maior censo já feito em Roraima, e um diferencial é que todas as áreas indígenas do estado foram mapeadas.

"Este foi o melhor censo que o IBGE já fez, pois se usou o que existe de mais moderno em tecnologia de informação. Toda logística foi modernizada e informatizada. Pela primeira vez no Brasil e na história de um censo tivemos condições, tempo razoável, para preparar logística e pela primeira vez fizemos cobertura 100% nas áreas indígenas. É uma demanda forte em termos internacionais para se estudar a questão indígena com riqueza de informação que nunca ocorreu antes. Fizemos 100% de toda área indígena e os resultados devem sair a partir de janeiro", explicou.

O número final da população de Roraima, segundo o IBGE, é de 451 mil habitantes, sendo que esta é a segunda maior taxa de crescimento do Brasil, perdendo somente para Amapá. "As taxas de crescimento dos municípios vêm se acomodando e só existem duas formas de crescer; é nascer menos pessoas ou morrer mais pessoas. A tendência mundial é que em 50 anos a população comece a diminuir.", disse.

Segundo Joaquim, Boa Vista tem hoje 282 mil habitantes e observa-se também uma situação onde o número de domicílios urbanos cresceu de forma expressiva.

"A população urbana cresceu em torno de 70%. As pessoas se urbanizam pelos benefícios, pois têm acesso a escolas e mais acesso a bens e consumos", concluiu..

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=100508

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.