VOLTAR

"Aplauso" será implantado em escolas indígenas

24 Horas News-Cuiabá-MT
10 de Set de 2004

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) implantará em escolas indígenas de sete municípios do interior do estado o Projeto Aplauso, que faz parte do Programa Escola Atrativa desenvolvido pela Seduc. Serão 780 alunos do ensino fundamental beneficiados com as oficinas de apoio pedagógico, esportivas, artísticas e culturais que serão adequadas à realidade indígena.

O Projeto Aplauso tem como objetivo oferecer às escolas a possibilidade de atendimento integral aos alunos, através da execução de oficinas que visam o fortalecimento pedagógico, valendo-se das áreas de arte, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e saúde.

Para trabalhar as oficinas com os alunos, serão contratados professores indígenas. A Secretaria fornecerá assessoria para todo o processo de execução do projeto por meio da Superintendência de Ensino e Currículo, Ensino Fundamental e equipe de Educação Indígena da Seduc. "Está sendo um grande avanço o Projeto Aplauso chegar às escolas indígenas", disse o coordenador do projeto e membro da equipe de Ensino Fundamental, Marconi Dantas Corrêa.

Segundo a superintendente de Ensino e Currículo, a professora Zileide Lucinda dos Santos, a proposta é que todas as oficinas sejam vinculadas ao currículo escolar, com ênfase na cultura de cada aldeia.

Na perspectiva do fortalecimento das ações educativas que favorecem o ensino e a aprendizagem, a Escola Estadual Indígena Mário Juruna, em Barra do Garças, é um exemplo. Na unidade serão promovidas aulas de dança indígena; brincadeiras e jogos de matemática; produção de textos e leitura; lutas e atletismo; praticas educacionais e sócio-ambientais. "A escola, através das oficinas, será o ponto de apoio, o local de discussões e contribuirá para que a dinamize a participação da comunidade", disse.

Na Superintendência há a preocupação de atender a todos e diminuir a distância que existe entre os povos indígenas e não-indígenas. "Mas nunca esquecendo de colaborar para o fortalecimento da cultura", revelou a superintendente.

Além da escola Mário Juruna, há mais seis escolas favorecidas com o Projeto Aplauso: a Escola Estadual Indígena Hadori na aldeia Karajá, em Luciara; E.E.I. Tapi'itawa da nação Tapirapé, em Confresa; E.E.I. Ricardo Junior da aldeia Cinta Larga, em Juína; E.E.I. Adeca Vela Arara, em Aripuanã, da Nação Arara, E.E.I. Koge Eiare, do município de Barão de Melgaço, da nação Bororo e E.E.I. Elio Turi Rondon, em Peixoto de Azevedo, do povo Terena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.