VOLTAR

Temores ambientais

FSP, Editoriais, p. A2
22 de Out de 2018

Temores ambientais
Intenções de Bolsonaro, como retirar o Brasil do Acordo de Paris e extinguir ministério, parecem inspiradas em teses anacrônicas

Aliado do agronegócio e subscritor de antiquadas teses militares, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) tem indicado propósitos no campo ambiental que, tomados em conjunto, representam claras ameaças de retrocesso, em particular quanto à Amazônia.

O candidato que lidera com folga as pesquisas de intenção de voto no segundo turno já indicou que pretende retirar o país do Acordo de Paris -que, assinado em 2015, tem a inadiável tarefa de reduzir a emissão de gases que promovem o aquecimento global. No nosso caso, esse compromisso envolve o combate ao desmatamento ilegal.

Fora do acordo, o Brasil teria a companhia dos Estados Unidos de Donald Trump. Difícil imaginar como ficariam as relações diplomáticas com cada um dos demais 196 membros do tratado, ainda mais a considerar que Brasília não tem o mesmo poder de barganha de Washington.

Ressalte-se que a ideia contradiz o que o próprio Bolsonaro afirma sobre mudança climática. Ao contrário de Trump, o capitão reformado não refuta o consenso científico sobre a enorme gravidade do problema. Já declarou, inclusive, que aquecimento global "poderia ser o fim até da espécie humana".

O que aparentemente move o presidenciável contra o acordo é o decantado temor quanto à internacionalização da Amazônia, que agora se daria a pretexto da preservação ambiental e da promoção de direitos indígenas.

Esse receio anacrônico já produziu efeitos daninhos durante a ditadura militar. Sob o lema "integrar para não entregar", extensas áreas da região foram ocupadas de forma desordenada -e sofrem ainda hoje com baixa produtividade, crimes ambientais, bolsões de pobreza e conflitos fundiários.

Outro risco está associado à extinção do Ministério do Meio Ambiente, que seria incorporado à pasta da Agricultura ou ao setor de infraestrutura. Não que haja algo de errado em fundir órgãos de governo, ao contrário. O problema está em subordinar uma pauta à outra.

O debate sobre o tema tem sido contaminado pela polarização ideológica entre ambientalistas e ruralistas, com um tanto de miopia de ambos os lados.

Se o agronegócio é sem dúvida vital para a geração de renda no país, os produtores de pensamento mais moderno entendem que a conquista de mercados internacionais depende também dos cuidados com a preservação.

A poderosa bancada de parlamentares ligados ao setor agrícola, infelizmente, não raro se mobiliza por interesses imediatos contra órgãos de controle.

A redução da burocracia e a agilização de processos são obviamente desejáveis; há que fazê-lo, porém, sem esvaziar os meios de combate ao desmatamento, ao garimpo e à extração de madeira promovidos de maneira ilegal na Amazônia.

FSP, 22/10/2018, Editoriais, p. A2

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/10/temores-ambientais.shtml

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.