VOLTAR

Secretário Minc apóia mudar lei de sua autoria

FSP, Brasil, p. A5
16 de Mai de 2008

Secretário Minc apóia mudar lei de sua autoria

DA SUCURSAL DO RIO

O secretário de Ambiente do Rio, Carlos Minc -escolhido para substituir Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente-, apoiou a alteração de uma lei de sua própria autoria quando deputado após assumir o cargo no governo Sérgio Cabral. A mudança diminuiu de 30% para 20% a exigência de recuperação de Mata Atlântica em áreas de cultivo de árvores de interesses comerciais, como eucalipto e babaçu.
Ambientalistas afirmam que a alteração foi feita para permitir o avanço do cultivo do eucalipto no Norte e Noroeste Fluminense, o que avaliam ser danoso ao meio ambiente. O governo diz que a lei anterior, de 2003, inviabilizava a exploração comercial de florestas. Na avaliação da secretaria, não há problemas no plantio de eucalipto dada a degradação no Norte do Estado.
A nova lei também eliminou a exigência de "reabilitação da área plantada depois de cessado o ciclo completo de exploração" e de aguardar a elaboração do zoneamento ecológico-econômico -que define limites para atividades que utilizem recursos naturais em cada região- para a autorização no plantio de monoculturas. (IN)

FSP, 16/05/2008, Brasil, p. A5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.