VOLTAR

Reter água afetará cidade de Alckmin, afirma órgão

FSP, Cotidiano, p. C3
13 de Ago de 2014

Reter água afetará cidade de Alckmin, afirma órgão
ONS cita risco em Pindamonhangaba e em outros 14 municípios paulistas
Estado nega ameaça de desabastecimento no Vale do Paraíba; debate já mobiliza prefeitos da região

DE BRASÍLIA DE SÃO PAULO

A decisão do governo de São Paulo de limitar a vazão de água do rio Jaguari causará problemas em pelo menos 15 municípios paulistas, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema). Entre eles está Pindamonhangaba, cidade natal do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
De acordo com o órgão, que controla a operação das usinas no Brasil, o esvaziamento de reservatórios antes do final da estação seca causará um "colapso" em outros 43 municípios do Rio.
Do lado elétrico, diz que a medida reduz geração de energia suficiente para uma cidade de 550 mil habitantes.
Além de Pindamonhangaba, seriam afetadas cidades como São José dos Campos, Taubaté e Guaratinguetá.
O governo paulista afirma que todo o Vale do Paraíba precisa de metade da água que está sendo lançada pelo Jaguari e que, por isso, não faltará água para a região.
O impasse preocupa o prefeito de Pindamonhangaba, Vito Ardito Lerário (PSDB), que vai se reunir com membros do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba para tratar do assunto, segundo assessores.
O superintendente do consórcio, Mário Vieira, diz que prefeitos do Vale do Paraíba querem saber sobre o real risco de desabastecimento.
O vice-presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, Luiz Barreti, diz que o quadro preocupa já em curto prazo. Segundo ele, o rio pode secar até novembro com a vazão atual.
O Estado pretende interligar o reservatório do Jaguari, na bacia do Paraíba do Sul, ao sistema Cantareira.
Barreti diz que, ao poupar o Jaguari, outros reservatórios como Paraibuna, Santa Branca e Funil são penalizados (assim como diz o ONS). "O risco é esgotar os reservatórios e não chover em 2015."

Alckmin defende medida; governador do Rio critica SP

DE SÃO PAULO DO RIO

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), voltou a defender nesta terça (12) a redução do volume de água para o reservatório do rio Jaguari e disse não ver necessidade de entrar na Justiça para manter a medida.

"A lei é muito clara: a água é primeiro para o abastecimento humano, depois para o abastecimento de animais e depois para as demais utilidades do sistema hídrico", disse, citando a lei que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos.

"Queremos a aplicação da lei. Não é necessário ir à Justiça para aplicar a lei. Isso se faz no diálogo."

Ele afirmou que o aumento da vazão poderia levar a um "colapso".

Também nesta terça, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), criticou a medida e pediu intervenção federal na questão. "São Paulo não pode tomar uma decisão unilateral", afirmou.

A ação reduz o volume de água do rio Paraíba do Sul, que abastece boa parte do Rio. Afeta ainda outros três reservatórios de usinas do Estado.

Segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a medida pode prejudicar 12 milhões de pessoas.

FSP, 13/08/2014, Cotidiano, p. C3

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/180457-reter-agua-afetara-ci…

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/180453-alckmin-defende-medid…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.