VOLTAR

Queimadas atingem parque na Bahia e área indígena em Minas

FSP
Autor: Paulo Peixoto
20 de Out de 2003

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) detectou hoje um incêndio em uma área de mata atlântica fechada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Há cerca de dez dias, outros focos de incêndios foram combatidos na mesma reserva ambiental.

De acordo com relatório do Prevfogo (Programa de Prevenção e Controle das Queimadas e Incêndios Florestais) do Ibama, em Brasília, o incêndio na região identificada como Rumo estava sendo combatido por 18 homens. Uma equipe de Lençóis estava se deslocando para o parque a fim de ajudar no combate.

Reserva indígena

O fogo também destrói desde sábado uma reserva indígena na cidade mineira de Carmésia. A regional leste do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) informou em nota que cerca de 40% da área da reserva dos índios pataxós já havia sido atingida pelo fogo, que avançava pelas matas.

"A fumaça intensa tomou conta da aldeia ameaçando a saúde da população", diz a nota.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) em Governador Valadares informou que a comunicação com a área indígena é precária. O órgão acionou o Corpo de Bombeiros, mas não tinha informação sobre o combate ao fogo.

O Cimi informou que "um grupo de índios" sofreu queimaduras ao ajudar os bombeiros a controlar as chamas. Na unidade de saúde de Carmésia, uma funcionária informou que os ferimentos foram leves, mas não quantificou os índios queimados. Ninguém foi hospitalizado.

Segundo o Cimi, os bombeiros que estão no local afirmam que só com ajuda de helicóptero será possível controlar o fogo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.