VOLTAR

Principais obras do país estão paralisadas

FSP, Mercado, p. B1
30 de Mar de 2012

Principais obras do país estão paralisadas
Movimentos trabalhistas e decisão da Justiça param atividades em Belo Monte, Jirau, Santo Antônio e Teles Pires
Investimento nas 4 usinas é estimado em R$ 56,6 bilhões; para governo, há 'pequeno atraso'

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO
AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

Maiores obras do país, as quatro principais hidrelétricas planejadas pelo governo na Amazônia -valor estimado em R$ 56,6 bilhões- estão com projetos paralisados.
Ontem, operários dos dois principais canteiros de Belo Monte, no rio Xingu (PA), interromperam atividades.
O movimento foi motivado por reivindicações trabalhistas. A morte de um operário anteontem reforçou a adesão. Contratado de uma terceirizada, ele morreu após ser atingido por uma árvore.
O Consórcio Construtor de Belo Monte disse que dá ajuda à família dele e que aguarda a pauta de reivindicações.
No rio Madeira (RO), as usinas de Jirau e de Santo Antônio enfrentam greves que, mesmo consideradas ilegais, não chegaram ao fim.
Santo Antônio tentou reiniciar o trabalho ontem, mas um tumulto perto do refeitório fez com que a Força Nacional de Segurança e a Polícia Militar entrassem na obra. A PM usou bombas de gás na ação, segundo a Polícia Civil.
O consórcio de Santo Antônio disse que 97% dos trabalhadores haviam voltado ao trabalho, mas que a obra continuou parada para preservar a integridade dos funcionários e das instalações.
Operários de Jirau também fizeram manifestação, mas sem registro de incidentes.
Houve audiência ontem entre representantes do sindicato e das empresas responsáveis pelas obras de Jirau e Santo Antônio, mas não houve negociação.
Na segunda-feira passada, a usina de Teles Pires, na divisa entre Mato Grosso e Pará, teve obras suspensas pela Justiça Federal.
A decisão liminar atendeu ação do Ministério Público Federal, para quem populações indígenas não foram consultadas. A Companhia Hidrelétrica Teles Pires afirmou ter recorrido.
As empresas responsáveis pelas obras ainda não estimam atrasos ou prejuízos.
O Ministério de Minas e Energia afirma que as paralisações causam "pequenos atrasos conjunturais" que não impactarão o suprimento de energia a longo prazo.

FSP, 30/03/2012, Mercado, p. B1

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/34182-principais-obras-do-pais…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.