VOLTAR

Polícia aponta mandante de assassinato de casal no Pará

FSP, Poder, p. A11
20 de Jul de 2011

Polícia aponta mandante de assassinato de casal no Pará
Suspeito é dono de terra em assentamento

Felipe Luchete
De Belém

O inquérito da Polícia Civil do Pará sobre a morte do casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, em maio, aponta como mandante do crime José Rodrigues Moreira, dono de terras no assentamento onde eles viviam.
A Folha apurou que ele é suspeito de ter encomendado a morte para dois homens, cujos retratos falados já haviam sido divulgados no mês passado.
O resultado das investigações deve ser divulgado oficialmente hoje. Os três devem ser indiciados sob suspeita de duplo homicídio triplamente qualificado.
José Rodrigues, como é conhecido na região, chegou no ano passado ao assentamento Praialta Piranheira, vindo de Novo Repartimento (sudoeste do Pará). Ele comprou duas áreas, o equivalente a cerca de 790 mil metros quadrados.
Em dezembro de 2010, o extrativista José Claudio havia declarado à CPT (Comissão Pastoral da Terra) que José Rodrigues comprou as terras da dona de um cartório em Marabá, que teria tomado as áreas irregularmente.
O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) diz que investiga se há irregularidades em propriedades do assentamento.
Rodrigues é considerado foragido. Pessoas ligadas ao casal disseram que ele tem cerca de 55 anos e deixou o assentamento uma semana após o assassinato. A Folha não conseguiu localizá-lo.
A polícia chegou a pedir por duas vezes a prisão preventiva dos suspeitos, mas não foi atendida pela Justiça.

FSP, 20/07/2011, Poder, p. A11

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2007201115.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.