VOLTAR

PIB maior deve complicar setor de energia

FSP, Dinheiro, p. B2
22 de Jul de 2006

PIB maior deve complicar setor de energia

O novo atraso para o início de duas obras de usinas hidrelétricas no rio Madeira, em Rondônia, voltou a acender um sinal amarelo entre os grandes consumidores de energia no país.
Para várias entidades representantes de empresas eletrointensivas, a situação tende a ser confortável apenas se o Brasil continuar mostrando uma taxa de crescimento medíocre nos próximos anos.
Mantido o atual ritmo dos investimentos em hidrelétricas, acreditam, o Brasil deve torna-se cada vez mais dependente das termoelétricas.
Segundo análise elaborada pela consultoria MB Associados com base em estudo do Instituto de Energia da PUC-RJ, a demanda de energia elétrica atingirá entre 59 GW e 62 GW médios em 2010, levando em conta um crescimento econômico entre 4,4% e 5% ao ano. No ano passado, a capacidade de oferta era de 50 GW, 4 GW acima da demanda.
Do total de 35 GW médios de geração máxima prevista para entrar em operação até 2010, 81% apresentam algum tipo de restrição. Em 62% dos casos, as restrições são consideradas graves, como ausência de licença de instalação, descumprimento do prazo para início da obra e liminar judicial ou inviabilidade ambiental para o empreendimento.
Nesta semana, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), responsável pelo licenciamento das usinas do Madeira -fundamentais para equacionar a oferta futura- devolveu a Furnas e à Odebrecht o estudo de impacto ambiental por considerá-lo insatisfatório. O Ibama informa que as empresas ficaram de apresentar as correções na semana que vem.
Maurício Tolmasquim, presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), estatal de planejamento do setor, considera o contratempo "normal no processo". Sustenta que, pelos cenários da EPE, a oferta de energia crescerá 4% entre 2006 e 2011 (com um PIB médio de 5,3% ao ano) e 4,11% entre 2011 e 2016 (com um aumento do PIB de 5%, em média).

FSP, 22/07/2006, Dinheiro, p. B2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.