VOLTAR

Peru declara emergência por vazamento de petróleo em área amazônica

Folha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/
Autor: AFP
25 de Set de 2022

Rompimento de oleoduto é investigado; cerca de 2.500 indígenas vivem na região

O Peru decretou estado de emergência de 90 dias na área amazônica afetada por um vazamento de petróleo onde vivem cerca de 2.500 indígenas, informou neste domingo (25) o Ministério do Meio Ambiente do país.

A decisão vem nove dias depois que uma ruptura no oleoduto Norperuano derramou cerca de 2.500 barris de petróleo bruto no rio Cuninico, na região de Loreto (nordeste), afetando seis comunidades indígenas.

"Declarou-se em emergência ambiental a área geográfica impactada nas comunidades de Cuninico e Urarinas", assinalou o ministério, ressaltando que o vazamento ocorreu numa região onde se pratica a pesca artesanal

A medida visa a facilitar as operações de recuperação, para minimizar a contaminação ambiental.

O oleoduto Norperuano, uma das maiores obras do país, foi construído há quatro décadas para transportar petróleo bruto da região amazônica até Piura, na costa, e se estende por 800 quilômetros.

Segundo a estatal Petroperú, o vazamento foi resultado de um corte de 21 centímetros na tubulação do gasoduto.

Controlado, o vazamento afeta seis comunidades de nativos amazônicos kukamas de Cuninico, cujos líderes denunciaram que o rio está contaminado. A promotoria abriu nesta semana uma investigação sobre a causa do incidente ambiental.

Desde janeiro, a Petroperú relatou 11 ataques a seu oleoduto, que causaram vazamentos de petróleo. Segundo a Sociedade Nacional de Mineração, Petróleo e Energia, desde 2014 já foram registrados 29 atos de sabotagem contra o oleoduto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.