VOLTAR

Para sociólogo, encontro foi desorganizado

FSP, Brasil, p. A7
Autor: KOVEL, Joel
02 de Fev de 2009

Para sociólogo, encontro foi desorganizado

Da agência Folha, em Belém

O norte-americano Joel Kovel, 72, professor emérito de sociologia na Bard College e um dos principais defensores do "ecossocialismo" (alternativa de esquerda para um desenvolvimento sustentável), avalia que a desorganização do Fórum Social Mundial neste ano prejudicou o debate sobre a Amazônia. (JCM)

Folha - O que o fórum pode fazer, de maneira realista, em relação à questão ambiental?

Joel Kovel - O fórum é um lugar onde as pessoas trocam ideias. E quando elas voltam para casa e para seus cotidianos, haverá mais gente compreendendo, e terão uma visão mais clara. As pessoas vêm aqui de maneira séria, e elas vêm aqui para aprender um com o outro, e quanto mais você aprende, mais forte você é.

Folha - A crise econômica dominou os debates desse fórum, em detrimento dos sobre a Amazônia?

Kovel - Eu não sei. Porque foi muito difícil [no fórum deste ano] ir de um lugar para o outro, e muito difícil saber onde as pessoas estavam falando. Por isso, para manter minha sanidade, eu tive de limitar o que eu estava fazendo. O fórum conseguiu reunir pessoas maravilhosas, mas o nível de organização, ou de desorganização, foi tão alto que impediu muitas delas de se encontrarem. É meu terceiro fórum, e foi o mais caótico.

Folha - Qual a maior dificuldade que o presidente dos EUA, Barack Obama, terá para buscar novas formas de produção, mais sustentáveis?

Kovel - A visão sionista tem diversas profecias, e uma delas é manter o mercado de petróleo dos EUA.
Ele tem que romper com os sionistas. É algo difícil, mas ele tem que fazer. Não apenas para ajudar a Palestina, mas também para criar uma situação justa no Oriente Médio, conseguir trabalhar de maneira conjunta com aqueles países, diminuir a violência.

FSP, 02/02/2009, Brasil, p. A7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.